terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Ludogorets Razgrad - Tamanho não é Documento

Atual bi campeão nacional, o Ludogorets chama atenção por não ser um clube grande no futebol búlgaro. A ascensão do time da pequena Razgrad, cidade que tem apenas 33.416 habitantes aproximadamente, começou na temporada 2011/2012, quando conquistou campeonato e copa nacional. Como se já não bastasse a surpresa, com segunda conquista consecutiva da A PFG (liga búlgara) as Águias mostraram que o sucesso não foi mera obra do acaso. Patrocinado pela Navibulgar, maior empresa de transporte marítimo da Bulgária, o clube manda seus jogos na pequena, porém organizada Ludogorets Arena, com capacidade para apenas 6.000 pessoas.

A conquista da Supercopa também foi um título relevante, principalmente para quem até o final de 2010 não era nada no futebol do país do Leste Europeu. Mais interessante ainda foi o fato de ter que enfrentar o vice-campeão da Copa nacional, uma vez que era o atual campeão da copa e do campeonato. 3 a 1 contra o Lokomotiv Plovdiv, que tinha Dakson, que acaba de ser rebaixado com o Vasco da Gama no Brasileirão, como um de seus destaques, o gol de honra foi justamente dele. Curioso é que não é só o Ludogorets que tem se destacado no futebol búlgaro. Do final dos anos noventa para cá, o Litex Lovech começou a ganhar notoriedade no país de Hristo Stoichkov.

Lovech (foto) também não é uma cidade grande, tem aproximadamente 70.000 habitantes. Podemos dizer que Os Laranjas dominaram o futebol por lá na década de 2000 ao lado do Levski, segundo maior time do país em número de títulos. Mandam seus jogos na Gradski Lovech, arena também organizada para apenas 8.000 torcedores. De 1997 para cá, foram oito títulos nacionais, feito a ser respeitado. O Litex hoje está na posição 210 no ranking geral da UEFA e na 234 no da IFFHS. É patrocinado pela Globul, segunda maior empresa de telefonia da Bulgária. Que em 2012 sofreu uma queda de 377mi em sua receita, obviamente terminando o ano em baixa. Mesmo diminuindo a capacidade de investimento no futebol, o Litex ainda faz frente aos adversários.

E hoje, essas duas equipes ascendentes brigam pau a pau pelo título da temporada 2013/2014.
Faltando três rodadas para o fim, estão empatadas em número de pontos, 50 para cada, só que o Ludogorets tem vantagem no número de vitórias, saldo de gols e ainda tem a melhor defesa do campeonato. Detalhe, as Águias de Razgrad (foto) jogam duas fora e uma em casa, já os Laranjas jogam duas em casa e uma fora. E o time verde tem um jogo atrasado da 22º rodada por fazer, por isso tem um jogo a menos. Só que na última rodada teremos o confronto direto que não podia ser mais perfeito para definir o título. Ao menos para quem não torce para nenhum dos dois. 

Em âmbito continental, o Ludogorets entrou na segunda fase pré-eliminatória da UCL. Passou pelo Slovan Bratislava, da Eslováquia, num agregado de 4 a 2. Na terceira pré-eliminatória eliminou o Partizan, da Sérvia, sem tantos sustos, 3 a 1 no agregado. Mas nos Play-offs, que antecedem a fase de grupos, não foi páreo para o Basel, da Suíça. Levou logo uma chapuletada em casa, 4 a 2. Na volta no país dos alpes, 2 a 0 para o time da Basiléia. Remanejado então para a Liga Europa, caiu no grupo B, junto de PSV (Holanda), Chernomorets (Ucrânia) e Dinamo Zagreb (Croácia). Num primeiro momento holandeses e croatas despontavam como favoritos. 


Mas logo na primeira rodada búlgaros e ucranianos mostraram que não estavam para brincadeira. As Águias bateram o PSV em pleno Philips Stadium por 0 a 2. Enquanto que os ucranianos venceram o Dinamo lá em Zagreb por 1 a 2. Ainda que o PSV esteja passando por uma de suas piores crises, o mérito do time búlgaro não foi pequeno. Tanto que se classificou em primeiro com 16 pontos, em segundo ficou o time ucraniano, com 10. Desbancaram os então favoritos com requintes de crueldade. Porém, o sorteio dos 16-avos-de-final  não foi tão favorável aos búlgaros. Vão pegar a Lazio, da Itália, ou seja, essa aventura pela Europa parece estar perto do fim. Apesar de que no futebol, já vimos inúmeras reviravoltas. 

O sorteio também definiu os possíveis adversários nas oitavas, caso passe pela Lazio, o Ludogorets pega ou Dynamo (Ucrânia) ou Valencia (Espanha). De todo modo, a alçada agora parece ser inalcançável, uma vez que não dá para bater de frente com times de ligas muito mais ricas, há um abismo separando esses clubes. Ainda assim é bom ver um time da Bulgária brilhando na Europa, ainda que seja apenas um brilhareco. Pois aqueles que se encantaram com a seleção búlgara na Copa de 1994 sempre irão nutrir alguma torcida por eles. Como é o caso deste que vos escreve. O futebol mostra cada dia mais, que com organização e profissionalismo se chega a patamares inimagináveis. 

Que sirva de lição para os times da capital e maior cidade do país, Sófia, que tem cerca 1.401.553 habitantes. O CSKA, maior time do país, vive afundado em mandos e desmandos, crises políticas e amadorismo. Aproveitando-se disso o Levski, seu maior rival, angariou mais alguns títulos para aguçar a rivalidade. E se o Slavia não abrir o olho, rapidinho será superado pelos ascendentes citados, o Lokomotiv já comeu poeira. O mesmo vale para os clubes de Plovdiv, segunda maior cidade do país, com quase 400 mil habitantes. Botev e Lokomotiv podem e devem fazer mais para fortalecer o futebol do país, pois é inadmissível ver dois nanicos dominando o futebol por lá.

O principal jogador do Ludogorets hoje é o esloveno Roman Beznjak, artilheiro do time com dez gols. Que ostenta também a marca de mais gols como reserva. No começo da campanha não era titular, hoje é imprescindível.  E como onde tem futebol, tem brasileiro, na Bulgária não é diferente. Pela lateral direita temos Guilherme Choco, pela esquerda Júnior Caiçara, no meio joga Marcelo Nascimento, esses três são titulares. Juninho Quixadá é uma espécie de 12º jogador, costuma entrar na segunda etapa e pôr fogo nos jogos. E para fechar com chave de ouro, temos o grandalhão Michel Platini, que vai para sua sétima temporada no futebol búlgaro. Onde já defendeu CSKA e Chernomorets de Burgas, antes de chegar ao time verde. 

Após a parada de inverno, tudo o que o técnico Stojcho Stoev espera é manter o bom trabalho que vinha sendo feito pelo jovem Ivaylo Petev, treinador de 38 anos que rumou para o AEL Limassol, do Chipre. Belo país que também cresceu bastante nos últimos anos em termos futebolísticos.  Quem sabe não venha o Tri e um barulho na Liga Europa? O que será que vai acontecer???

Nenhum comentário:

Postar um comentário