quinta-feira, 11 de julho de 2013

Mundial Sub-20 - Turquia 2013 - Oitavas de Final


França x Turquia
Grécia x Uzbequistão
Portugal e Gana
Croácia x Chile

Iraque x Paraguai
Colômbia x Coreia do Sul
Nigéria x Uruguai
Espanha x México

Contra os donos da casa os franceses eram francos favoritos a passar para as quartas. Por que tem um time mais forte, mais coeso, de longe um dos melhores desse Mundial. E a goleada não deixou dúvidas sobre qual time era melhor. Kondogbia, Bahebeck, Sanogo e Veretout fizeram os gols. Nem o Gaziantep Kamil Ocak lotado foi capaz de intimidar os comandados de Pierre Mankowski. No fim, quando os franceses diminuíram o ímpeto, o atacante do Bayer Leverkusen, Sinan Bakis, diminuiu. 

Por mais que seja interessante o bom trabalho do Uzbequistão nas categorias de base, talvez poucos esperassem que o país asiático fosse passar sem tantas dificuldades. Os uzbeques demonstravam melhor domínio do jogo nos primeiros 20 minutos, tanto é que aos 26' Abbosbek Makhstaliev abriu o marcador. Não demorou muito a Grécia empatou numa cobrança de pênalti, Kostas Stafylidis, o melhor jogador do time, não se acovardou, pegou a bola e balançou o barbante.  E assim viraram para o segundo tempo. Depois de um certo equilíbrio, o Uzbequistão passou a frente com uma cobrança de pênalti bem efetuada por Igor Sergeev. Iskandarov e Kozak levavam perigo com suas investidas, porém, foi o zagueiro Sandor Rakhmanov quem fez o terceiro após mais um penal. E assim deu números finais ao duelo.

Contra os ganeses Portugal tinha um certo favoritismo, jogadores como Bruma e Aladje estavam entre os principais artilheiros até então. A classificação em primeiro num grupo com Coreia do Sul, Nigéria e Cuba pode ter iludido aquele espectador mais desatento.  Aos 19' do primeiro tempo os africanos abriram o marcador com o atacante Kennedy Ashia. Bruma chegava com perigo, sempre com sua característica velocidade, só que Gana soube neutralizar bem ele. Do meio para a parte final do jogo Portugal conseguiu a virada com Tiago Ferreira e Edgar Ié. Quando parecia que os lusitanos encaminhariam a classificação, os ganeses empataram há dez minutos do fim, com Michael Anaba, meia do Asante Kotoko que saiu do banco para fazer um gol dessa magnitude. Quando restavam apenas cinco minutos do tempo regulamentar, Richmond Boakye, que apesar de ser um dos principais jogadores do time estava no banco, aproveitou falha da defesa e do goleiro português e fez o gol que decretou a classificação dos africanos. 

Contra os croatas o Chile demonstrou como é mais time que essa seleção europeia, alguns desses jogadores podem render muitos frutos para La Roja no futuro. Só que o jogo não foi nada fácil como o 2 a 0 pode sugerir. Apesar de dominar o jogo tecnicamente, os chilenos não conseguiam traduzir em gols sua maior qualidade. Tanto é que só a nove minutos do fim do tempo regulamentar que os chilenos empataram. E sempre com o talentoso Nicolás Castillo, atacante de inúmeros recursos técnicos. A Croácia fez pressão, tentou de todas as formas possíveis, mas esbarrava nas próprias deficiências. E quando Jozo Simunovic fez um gol contra aos 86' ndo tempo agregado, jogou por terra o sonho croata. E olha que esse zagueiro tem qualidades, mostrou isso durante o jogo, talvez ele não merecesse o inglório 'autogol'. Mas no geral o Chile é mais time e a vaga ficou em boas mãos. 

Incrível como os jogos do Paraguai são insossos e absurdamente monótonos, sofrem a dor de um parto em busca de uma simples jogadinha criativa. Já o Iraque, após surpreender na primeira fase começou o jogo de forma cautelosa, estudando o adversário. O jogo foi se arrastando, até que chegou a prorrogação. Nela o Iraque acabou se saindo melhor, teve mais coragem, fato que resultou no gol de Farhan Shakor, que saiu do banco. Festa no Antalya Atatürk, com direito a bandeira do sofrido país tremulando e festa com o cômico Hakeem Shaker, que claramente é adorado pelos seus pupilos. 

Campeã Sul-Americana, a Colômbia até então não vinha decepcionando, apesar de não fazer jogos brilhantes conquistou a vaga para as oitavas sem sofrer muito. Até porque tem um time experiente, grande parte dos jogadores que fizeram sucesso no continental conseguiram boas transferências. E a Coreia do Sul se classificou em terceiro, num grupo bem mais difícil que o dos colombianos. Aos 16' a Coreia do Sul abriu o placar, apesar de estarem sendo dominados pelo time sul-americano com muito mais talento. Forte fisicamente - para os padrões asiáticos - e muito bem armada taticamente, a seleção asiática conseguia manter os colombianos longe de sua meta. 

E essa foi a tônica do jogo, pressão sul-americana e show tático asiático. Eis que nos acréscimos do segundo tempo surgiu uma falta próxima ao gol sul-coreano. O goleirão Cristian Bonilla deu um abraço no craque do time, Juan Quintero, mostrando que botava fé nele. E o ótimo meia canhoto acertou uma cobrança perfeita e levou o jogo para a prorrogação. Apesar de limitações técnicas, a Coreia conseguia se segurar sem ser sufocada. E nas inúmeras cobranças de pênalti, os asiáticos acabaram levando a melhor, venceram por 8 a 7 já nas cobranças alternadas. E assim um dos melhores times do Mundial até então, ficou pelo caminho. Futebol é assim, nem sempre o melhor vence.  

Uruguai e Nigéria fizeram um jogo bem interessante, ambas seleções possuem vocação ofensiva. Então isso transformou o jogo numa boa atração para quem estava assistindo. Por mais que o placar tenha sido aberto já na metade do segundo tempo, o jogo vinha sendo disputado de forma franca. Olaitan e Kayode são atacantes que se completam, toda hora chegavam com perigo. Os dois eram muito bem municiados por Abdul Ajagun, que veste a pesada camisa 10 que um dia foi de Jay-Jay Okocha. O Uruguai não deixava por menos, Arrascaeta arriscava seus chutes de longe e distribuía bons passes para Laxalt infernizar bem aberto pela esquerda. Rolán que é o velocista pela direita acabou sendo preterido por Leonardo Pais, Vernezi preferiu congestionar mais o meio-campo para dificultar as ações ofensivas da Nigéria. 

No comando do ataque Nico López jogou muito. Abriu o placar após confusão na área nigeriana, mas logo em seguida num contra-ataque fulminante Michael Olaitan acertou um potente chute, sem chances para De Amores. E tudo isso já com um jogador a menos! Só que no fim do jogo o atrapalhado goleiro Chukwunenye Okani saiu mal do gol, Rolán partiu com o gol aberto e acabou sofrendo pênalti. Eis que Nicolás López pegou a bola, assumindo a responsabilidade de quem é o principal jogador do time. A categórica cobrança com uma prepotente cavadinha mostrou toda a qualidade que o agora jogador da Udinese tem. E assim a Celeste passou para as quartas, aguardando ansiosamente o vencedor de Espanha e México. 

Depois de encantar na primeira fase, se classificar com três vitórias incontestáveis e despontando bons jogadores, a Espanha teve muitas dificuldades contra a boa seleção mexicana, base do time campeão Sub-17 em 2011. O gol de Arturo González logo aos dois minutos de jogo foi um belo balde de água fria. Jesé, Deulofeu e Alcácer não conseguiam sair da boa marcação mexicana, nem as jogadas de Óliver surtiam efeito. E o México esteve próximo de aumentar o placar no mínimo umas três vezes. O goleiro espanhol foi bem, os atacantes aztecas estavam deixando a desejar, enfim, não estava fácil para La Rojita. 

Espericueta e Jesús Corona davam trabalho, já que a Espanha naquele momento já estava atacando desordenadamente e deixava muitos espaços.  Foi numa jogada de bola parada, no rebote de um escanteio e de nova bola alçada na área que o zagueiro do Real Madrid, Derik Osede, empatou. Depois do gol do filho de nigerianos, a Espanha cresceu no jogo. Óliver fazia longos lançamentos primorosos, Jesé investia com suas pedaladas. Com o empate um pouco do peso se esvaiu, assim a insistência acabou premiando a Espanha. Que por mais que tivesse dominado a posse de bola, deixou a desejar, o México esteve perto de matar o jogo. Talvez se tivessem caprichado em algumas finalizações não teriam caído cedo, mesmo que contra um adversário bem qualificado.

As quartas de final nos próximos capítulos...


Nenhum comentário:

Postar um comentário