sexta-feira, 5 de julho de 2013

Mundial Sub-20 - Turquia 2013 - Grupo C


 

Grupo C

Colômbia
Turquia
El Salvador
Austrália

Embalada pelo título Sul-Americano, a Colômbia chegou com moral ao Mundial Sub-20. Carlos Restrepo dispõe de muitos jogadores qualificados, destaque maior para o camisa 10, Juan Quintero joga muito, mas muito mesmo. O habilidoso canhoto joga no Pescara, da Itália, que apesar de rebaixado conseguiu mantê-lo, pelo que tem jogado, não fica lá por muito tempo.  Jherson Vergara, zagueiro de origem, tem jogado de lateral-direito, sua boa estatura e versatilidade chamaram atenção do Milan, que o contratou junto ao Universitário de Popayán.

Deiby Balanta e Felipe Aguilar fazem a dupla de zaga e pela esquerda Andrés Correa comanda. No 4-2-3-1 de Restrepo, José Leudo e Sebastián Pérez são os dois responsáveis pela marcação, mas o segundo tem mais qualidade técnica. Formando a linha de três, Cristian Palomeque pela direita, Quintero centralizado e André Rentería pela esquerda, na frente o grandalhão Jhon Córdoba. No fim dos jogos Brayan Perea sempre entra no lugar de Córdoba, gigante por gigante. Leudo joga na Argentina (Estudiantes), Córdoba (Dorados) e Rentería (Santos) no México e Perea na Itália (Lazio). O zagueiro reserva Yair Ibargüen joga no Olimpa, do Paraguai, que está próximo da final da Libertadores da América. Com certeza, a Colômbia é um dos melhores times desse Mundial.

Jogando em casa, a Turquia transformou todo o entusiasmo em gols, azar de El Salvador que levou de 3 a 0. O maior destaque desse time é Kerim Frei, filho de pai marroquino e mãe turca, nasceu na Áustria mas cresceu na Suíça, onde defendeu o Grasshoppers. Ainda muito novo foi para o Fulham, da Inglaterra, depois de ajudar o Cardiff City, do País de Gales, a subir para a Premier League, retornou do empréstimo e nesse ano deve ser mais aproveitado no time principal dos Cottagers. No gol o titular é Aykut Özer, nascido na Alemanha, optou pela Turquia. Muitos turcos migraram para a Alemanha em busca de melhores condições de vida.

Não é incomum os dois países brigarem por jogadores. Os irmãos gêmeos Hamit e Halil Altintop nasceram em Gelsenkirchen, na Alemanha, mas ambos resolveram defender o país de seus pais, a Turquia. Nuri Sahin seguiu o mesmo exemplo. A seleção alemã que chegou até as semifinais do último Mundial Sub-17 tinha nada mais nada menos do que oito jogadores com sangue turco na veia. Destaque para Samed Yesil, que foi o vice-artilheiro da competição. Com o passar dos anos continuou a mitar nas categorias de base, feito que o levou ao Liverpool.

Mas voltando ao ponto, Ilkay Durmus, Alpaslan Öztürk, Ethem Pülgir e Ahmet Çalik formam a linha de quatro defensiva. No meio Salih Uçan (que tem uma cabeleira no melhor estilo Marouane Fellaini), Fatih Turam, Kerim Frei e Hakan Çalhanoğlu (nascido na Alemanha) são os encarregados. O ataque é formado por Enver Şahin e Ibrahim Yilmaz, que jogam juntos no Istanbul BB. O treinador Feyyaz Ucar gosta de promover a entrada de Artun Akçakin para modificar um pouco a parte ofensiva. Os meias Taşkın Çalıs e Okay Yokuşlu muitas vezes são titulares, quando não são, ao menos entram durante os jogos. Apesar de jogar em casa, o time turco não demonstrou potencial para ir muito longe, ainda deu o azar de pegar a França nas oitavas.

El Salvador também pode comemorar o fato de estar nesse Mundial Sub-20, se ainda não possuem um futebol capaz de assustar os adversários da Concacaf, ao menos mostrou alguma evolução com seus garotos. Os salvadorenhos foram eliminados na segunda fase de grupos das Eliminatórias para a próxima Copa do Mundo. Dos convocados por Mauricio Alfaro, muitos jogam nos Estados Unidos. Um joga na Dinamarca, e outro na Suíça. Marvin Baumgartner, aliás, nasceu na Suíça, joga no FC Zürich desde o Sub-14 e por algum motivo escolheu defender um país que nem conhece bem. Mikey Orellana é o jogador mais comentado dessa seleção, joga no Brondby. Para eles, essa experiência na Turquia é mais que válida.

O futebol australiano evoluiu muito, isso é inegável, fizeram a interessante mudança da OFC (Oceania) para a AFC (Ásia) pensando em desenvolver melhor seu futebol enfrentando adversários mais qualificados. Cá entre nós, viver ganhando de 27 a 0 de Samoa Americana e de 32 a 0 de Tonga não significava nada. Só que essa seleção Sub-20 decepcionou, e muito! Perder dos donos da casa pode ser considerado normal, o empate na estreia contra a ótima Colômbia foi promissor, mas a derrota para El Salvador jogou a credibilidade do time no lixo. Não mereceu mesmo mais do que a lanterna. Entretanto, alguns dos comandados de Paul Okon se safaram das críticas.

E são os que já atuam fora do país, o zagueiro Curtis Good, do Newcastle, Jackson Irvine, do Celtic, Ryan Williams, do Fulham, Ryan Edwards, do Reading, Jamie Mclaren, do Blackburn. Nem todos foram titulares, os que não eram entravam no segundo tempo. Bem trabalhados, Anthony Bouzanis, Joshua Brillante, Danny de Silva (descendente de portugueses) e Connor Pain podem render bons frutos no futuro. O atacante Corey Gameiro, que assim como seu xará francês também possui sangue português, pertenceu ao Fulham por muitos anos, depois de sucessivos empréstimos acabou fechando com o Wellington Phoenix, time da capital da Nova Zelândia, mas que disputa a liga australiana. Alguma lição deve ser tirada dessa pífia campanha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário