sexta-feira, 5 de julho de 2013

Mundial Sub-20 - Turquia 2013 - Grupo B



Grupo B

Portugal
Nigéria
Coreia do Sul
Cuba

Os lusitanos fizeram boa campanha na primeira fase, muito pelo sangue africano que há nesse time.
São cinco jogadores nascidos em Guiné-Bissau, um dos países lusófanos da África, dois deles jogam na base do Barcelona, o meia Agostinho Cá e o lateral-direito Edgar Ié. Além deles, o reserva de Ié, Tomás Dabó e a dupla de ataque titular Bruma e Alberto Aladje vieram acrescentar com seu talento. Armindo Tué Na Bangna, o popular Bruma, é o artilheiro da competição até aqui e desperta cobiça de gigantes europeus. Cria do Sporting, um dos times que mais revelam em Portugal, o velocista atacante leva os zagueiros a loucura.  Aladje é um atacante de mais presença na área, com seus 1,87, o jogador canhoto tem se mostrado uma boa opção. Os portugueses esperam muito de António José Carvalho, mais conhecido como Tozé, o meia do Porto tem muita pompa.

Assim como os ganeses, os nigerianos fizeram uma seleção mais caseira, uma vez que existem inúmeros jovens do país espalhados pelo futebol europeu, principalmente na Escandinávia. Dos convocados apenas três jogam fora do país. São eles: o goleiro John Felagha, o meia Edafe Egbede e o atacante Michael Olaitan. Mas os principais talentos ainda jogam na Nigéria, o camisa dez Abdul Ajagun (Dolphins FC) e o atacante Olarenwaju Kayode (Heartland FC), que veste a nove. O treinador John Obuh montou um time bem jovem, mesmo para os padrões da categoria Sub-20, ao menos quatro jogadores poderiam estar na seleção Sub-17, para ganharem mais experiência. O lateral-direito Onyinye Ndidi, por exemplo, tem apenas 16 anos.

O time sul-coreano é forte fisicamente, consegue se impor contra adversários mais técnicos. A aplicação desse time de Kwang-Jong Lee é impressionante, ainda que falte técnica, o futebol do país segue em uma boa evolução.  Dos 22 jogadores convocados, apenas oito jogam profissionalmente, a maioria ainda joga pelas universidades espalhadas pelo país. Dois deles jogam no Japão, o lateral Yoon-Goo Kang e o meia Sung-So Na. O goleiro titular, Chang-Geun Lee, tem na bagagem uma participação no Mundial Sub-17 de 2009, hoje com 19, já tem uma carreira movimentada. Yong-Hwan Kim, Joo-Hoo Sang, , Je-Min Yeon e Sang-Min Shim  formam a defesa. Sun-Woo Kim, Chang-Min Lee, Chan-Hoon Kwon e Sang-Woo Kang são os habituais titulares no meio. Na frente Suk-Jae Jo e o grandalhão Hyun Kim formam o ataque. Vez ou outra Kwang-Jong prefere escalar o camisa sete Seung-Woo Ryu, jogador veloz e de muita mobilidade, quando entra desde o início é no lugar de Hyun.

Para os cubanos estar no Mundial Sub-20 já é uma mostra de evolução desse esporte no país comunista. Até que começaram bem na estreia, viraram o primeiro tempo vencendo os sul-coreanos por 1 a 0, criaram muitas dificuldades para os asiáticos, que conseguiram virar a sete minutos do fim. Dos convocados por Raúl González, alguns já defendem a seleção principal, que não conseguiu bom desempenho na segunda fase de grupos das Eliminatórias da Concacaf, também pudera, contra Canadá, Honduras e Panamá a missão seria mesmo inglória. Destaque para o goleiro Sandy Sánchez, o zagueiro Adrian Diz, o meia Daniel Luis e o atacante Maykel Reyes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário