domingo, 14 de julho de 2013

Mundial Sub-20 - Turquia 2013 - Final


França x Uruguai


Um dos melhores times da competição, com o melhor ataque, a França tinha o único desfalque de Samuel Umtiti, que foi expulso na semifinal, quem entrou em seu lugar foi o gigante Mouhamadou-Naby Sarr, que tem 1,96. Pelo que o Uruguai mostrou nas quartas e nas semis, o país europeu  era favorito. Mankowski, que é uma figura, tem o time nas mãos. Por outro lado, Vernezi foi medroso, deixou seus principais jogadores no banco para jogar com três volantes. Deixou seu ótimo lateral-direito de fora, escalou seu reserva na zaga e o zagueiro Giménez na lateral. Deixou seu meia criativo no banco, escalou Pais mais pela direita para cuidar dos avanços de Digne, adiantou um pouco Cristoforo, Acevedo fazia a cobertura dos avanços de Laxalt, na frente Avenatti formou o ataque com Nicolás López. Diego Rolán, que vinha sendo o titular no 4-2-3-1, também ficou no banco. Ou seja, não dá para entender um treinador que muda o esquema tático e deixa alguns de seus melhores jogadores no banco para disputar a final.


 No começo do jogo quem assustou primeiro foi o Uruguai. Inseguro, Sarr conseguiu falhar duas vezes na mesma jogada, López se aproveitou e saiu na cara de Aréola, que fez uma defesa sensacional. Os franceses reclamaram de pênalti após a bola bater na mão de Gastón Silva dentro da área. Realmente a bola bate em sua mão, mas ficou claro que não teve a menor intenção. López cobrou escanteio da esquerda, Sarr falhou novamente e Leonardo Pais levou perigo. Na segunda etapa, com Arrascaeta em campo, o Uruguai melhorou um pouco, tanto é que o camisa 10 deixou Avenatti na cara do gol, mas o grandalhão lento e desengonçado se enrolou sozinho e perdeu a raríssima chance. 

A França assustou num belíssimo chute de Veretout para uma defesa ainda mais bela de De Amores. Pouco depois o camisa 17 cobrou escanteio e a defesa uruguaia não conseguiu afastar, após uma ligeira confusão a bola sobrou para Alexy Bosetti que chutou a queima roupa, mas o goleirão uruguaio fez milagre. Na prorrogação pouco aconteceu, a única jogada de perigo foi de Arrascaeta, que partiu com a bola dominada e arriscou de fora da área, mas não pegou bem do jeito que gostaria na bola, que foi no meio do gol facilitando o trabalho do ótimo Aréola. Nas penalidades Pogba foi o encarregado de bater o primeiro penal, o fez com extrema categoria e marra. 

Nervoso, Giménez chegou para efetuar sua cobrança sorrindo, continuou mostrando os dentes depois de bater muito mal, ajudando o competente goleiro francês. Veretout converteu a sua, De Arrascaeta bateu bem, mas dessa vez foi mais mérito do goleiro. O camisa 10 dos Bleus, N'Gando, tinha saído do banco mas fez sua parte e converteu seu penal. Lucas Olaza, reserva de Rodríguez, havia entrado justamente já pensando nos pênaltis, ele mostrou que o treinador estava certo e cobrou bem. Foulquier foi o encarregado de bater o penal que se entrasse daria o título para a França, o que acabou acontecendo. E o time do melhor ataque venceu a melhor defesa. O título inédito foi merecido pelo franceses, que no todo da competição forma melhores que o Uruguai. 


Premiações

Ebenezer Assifuah ficou com a Chuteira de Ouro por terminar como o artilheiro. O 'português' Bruma ficou com a de Prata e Jesé Rodríguez com a de Bronze. Pogba ficou com a Bola de Ouro, foi o melhor jogador, mereceu. Nicolás López ficou com a de Prata e o discreto Clifford Aboagye, camisa 10 ganês ficou com a Bola de Bronze. Passou um pouco despercebido, mas o africano deu algumas assistências e passes incríveis. Guillermo de Amores foi eleito o melhor goleiro, o que talvez tenha sido injusto, porque Aréola pegou demais na semifinal, ao contrário do uruguaio que falhou no gol iraquiano. E na final o goleiro francês pegou dois pênaltis. Quando nós, amantes de futebol esperamos que a Fifa vai evoluir, ela faz esse tipo de cagada. A Espanha, única seleção capaz de derrotar a campeã, ficou com o prêmio Fair Play, por ser a seleção mais disciplinada da competição. E assim foi esse Mundial Sub-20, cheio de surpresas, jogos e viradas incríveis, todos ingredientes que os adeptos desse esporte adoram. Que venha 2015!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário