sexta-feira, 5 de julho de 2013

Mundial Sub-20 - Turquia 2013 - Grupo A


Está em andamento o Mundial Sub-20, o torneio, esse ano sediado na Turquia, está sem duas das principais seleções do mundo, Brasil e Argentina, por demérito de ambas, que foram patéticas no Sul-Americano da categoria. As 24 seleções foram divididas em seis grupos de oito cada, sendo que os dois primeiros colocados se classificam para as oitavas, juntamente com os quatro melhores terceiros no índice técnico.

Vamos aos grupos:

Grupo A

Espanha
França
Gana
Estados Unidos

La Rojita mostrou que a Espanha não dominou o futebol Mundial nos últimos cinco anos por acaso. A seleção Sub-21 mostrou sua força e conquistou o Europeu da categoria com sobras. Já a Sub-20, ganhou os três primeiros jogos do atual Mundial e se classificou tranquila. Os destaques desse time são principalmente ofensivos. Paco Alcácer, Jesé Rodríguez e Gerard Deulofeu formam um bom trio, bem municiado por Suso, Denis Suárez e principalmente Óliver, principal jogador do time e comparado a Andrés Iniesta. Juan Bernat e José Campaña merecem uma menção, assim como o zagueiro, filho de nigerianos, Derik Osede.

Le Bleus estão com um time forte, tanto fisicamente como tecnicamente, junção importante para o futebol moderno. Charles Kondogbia, Paul Pogba, Jean Christophe-Bahebeck e Yaya Sanogo formam um quarteto interessante. Pogba já é uma realidade na Juventus e defendeu a seleção principal sem sustos. Bahebeck é cria do PSG, mas com a grana e os altos investimentos dos catarianos acabou perdendo espaço no time de Paris.  A dupla de zaga também é boa, Kurt Zouma e Samuel Umtiti (que no Lyon se destaca como lateral esquerdo) se completam, a ponto de desbancar o gigante Mouhamadou-Naby Sarr, que tem 1,96. Lucas Digne tem se mostrado um ótimo lateral-esquerdo, insinuante, parte pra cima e leva perigo com bons dribles. Alex N'Gando e Jordan Veretout são outros bons nomes desse time.

Os ganeses apostaram numa seleção majoritariamente caseira, com jogadores muito franzinos e diferentes do que habitualmente se vê. A começar pelos três goleiros, muito baixos para os padrões do futebol atual. Os maiores destaques, ou mais conhecidos são o meia Alfred Duncan e o atacante Richmond Boakye. Duncan jogou a temporada passada emprestado pela Internazionale ao Livorno, para a próxima que se inicia em agosto, acabou sendo negociado em definitivo. Boakye já está na Itália há seis anos, trata-se de um típico centro-avante, um dos poucos que fogem dos padrões da seleção montada por Sellas Tetteh. No entanto, quem tem se destacado mais é Ebenezer Assifuah, atacante do Liberty Professionals, de Gana.

Tab Ramos, aquele mesmo que levou uma cotovelada de Leonardo na Copa de 1994, hoje é treinador da seleção Sub-20 americana. Montou um time em sua grande maioria formado por latinos, são poucos americanos genuínos, digamos assim. Inclusive, muitos atletas desse time jogam no futebol mexicano, mas ao contrário do isso possa sugerir, não significa que o conjunto tenha mais qualidade. A última colocação no grupo evidencia isso. Sem brilhar coletivamente, nenhum jogador se destacou individualmente a ponto de merecer uma menção honrosa. Futuro preocupante, poucos dessa geração serão aproveitados no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário