quarta-feira, 12 de junho de 2013

Eliminatórias Copa do Mundo 2014 - CAF


Na África as definições ainda vão demorar a acontecer, estamos ainda na fase de grupos. Para que o leitor entenda, melhor explicar por que o regulamento mudou. Nas eliminatórias para a Copa de 2010, as 53 seleções filiadas à Fifa, das 54 existentes na África são separadas de acordo com suas respectivas posições no ranking da Fifa. Sendo assim, as seleções mais fracas disputavam uma fase preliminar. Os três classificados dessa fase se juntavam às outras seleções para o sorteio da primeira fase de grupos. Eram 12 grupos, 11 com quatro equipes e apenas um com três. Os 12 primeiros colocados e os oito melhores segundos colocados se juntavam para novo sorteio para a segunda fase de grupos. Nessa fase os cinco primeiros colocados se classificavam para a Copa. Egito e Argélia ficaram empatados em todos os critérios de desempate no Grupo C. Com isso foi necessário o play-off desempate em jogo único. E a Argélia levou a melhor nesse grande clássico do norte africano, a chamada África Árabe. Foi memorável! 

Nas eliminatórias atuais a fase preliminar é maior, o que é benéfico, pois assim acontece uma triagem natural.  Sendo assim, as 12 seleções classificadas, das 24 que disputam a fase preliminar se juntam às outras 28 para o sorteio da fase de grupos. Tudo dividido certinho, com cabeças de chave separados de acordo com o ranking da entidade máxima do futebol. Assim as 40 seleções foram divididas em dez grupos de quatro. Só que agora não existirá outra fase de grupos, apenas os primeiros colocados da atual fase de grupos se classificam para a terceira fase. Nela os dez classificados se enfrentam em jogos de ida e volta e os vencedores se classificam. Essa fórmula vai matar muita gente do coração, vai ser um Deus nos acuda. Com esse formato as chances de uma zebra acontecer são maiores. O futebol africano em si é uma incógnita, a melhor seleção do país hoje, pode não ser a melhor amanhã. 

Se a fase de grupos (segunda fase) terminasse hoje, Etiópia e Líbia seriam as maiores surpresas, nos outros grupos tudo dentro dos conformes. No Grupo A a África do Sul precisa melhorar para desbancar a Etiópia de Getaneh Kebede (foto). O Grupo B é liderado com folga pela Tunísia, Serra Leoa, Cabo Verde e Guiné Equatorial não mostraram ter forças para desbancar os tunisianos. No Grupo C a Costa do Marfim nada de braçada, Tanzânia, Marrocos e Gâmbia não podem contra os Elefantes.  No Grupo D Zâmbia e Gana prometem travar uma dura briga pela vaga, Lesoto e Sudão não oferecem resistência. O mesmo vale para o Grupo E, onde Congo e Burkina Faso brigam pela vaga, o Gabão sonha, afinal não é tão inferior ao Congo, pelo menos. Já os burkinenses estão na melhor fase de sua história, são os atuais vice-campeões da Copa Africana das Nações.

Atual campeã continental, a Nigéria tem sofrido muito no Grupo F, dois empates contra Malawi e Quênia complicaram os nigerianos. E as duas vitórias conquistadas até aqui foram muito suadas, ambas pelo placar mínimo contra o próprio Quênia e a Namíbia. No Grupo G a forte seleção do Egito lidera, mas Guiné tem bons jogadores e tem condições de brigar ainda. Moçambique e Zimbábue são duas seleções fracas, mas o empate dos moçambicanos complicou a seleção de Guiné, que perdeu em casa no confronto direto contra os egípcios. Muito improvável que vençam no Egito, esses dois pontinhos perdidos contra a seleção lusófona  custaram caro. O Grupo H é liderado pelo maior país da África, a Argélia. Os argelinos começaram muito bem aplicando uma goleada logo de cara, 4 a 0 impiedoso contra Ruanda. Já os malineses perderam para o Benin pelo placar mínimo. No confronto direto Mali levou a melhor sobre os argelinos, e pelo andar da carruagem a vaga será decidida no jogo de volta, na última rodada.

O Grupo I é o mais equilibrado, Líbia e Camarões estão empatados em número de pontos (6), mas os líbios ainda não perderam e estão com saldo melhor. República Democrática do Congo tem cinco pontos e Togo tem quatro. Está tudo em aberto, quem errar menos passa. Os camaroneses podem ser considerados favoritos única e exclusivamente pela tradição. Porque pelo futebol que estão jogando, dificilmente estarão na próxima Copa. Eto'o vive brigado com a federação, mandos e desmandos, infelizmente o futebol africano é uma bagunça. Quem mais se prejudica com isso é o amante desse esporte fabuloso. Na última rodada os togoleses venceram por 2 a 0 com propriedade. Atakora Lalawelé fez um golaço, ao driblar toda a defesa  dos Leões Indomáveis, que estão sendo domados com certa facilidade pelos adversários.

Por fim, o Senegal lidera o Grupo J com seis pontos, uma a mais que Uganda e dois a mais que Angola e Libéria. Esse grupo também está equilibrado, porém, os senegaleses possuem mais qualidade técnica, se souberem se impor, deverão ter sucesso. 

Calendário, jogos e classificação atualizada você encontra aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário