quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Campeonato Brasileiro 2012 - Ponte Preta


Associação Atlética Ponte Preta

Time base:



Treinador: Gilson Kleina/Zé Sérgio/Guto Ferreira

Esse foi o time pontepretano mais escalado durante o Campeonato Brasileiro 2012, às vezes por suspensão ou contusão ele foi modificado, mas no geral essa foi a base. Com o bom trabalho de Kleina no time de Campinas, o rebaixamento não chegou a ameaçar. O sucesso do ótimo treinador, acabou elevando seu status e o credenciando para vôos maiores. E quando Luiz Felipe Scolari deixou o comando do cambalido Palmeiras, a diretoria alvi-verde decidiu apostar no treinador ascendente e de competência indiscutível.
Com a saída de Kleina, Zé Sérgio assumiu interinamente, para depois dar lugar a Guto Ferreira, o time deu uma oscilada, parecia que o caldo ia entornar. Aos poucos as coisas foram se acertando e a Macaca conseguiu manter-se na elite do futebol brasileiro, sem iludir seu torcedor, esse era mesmo o objetivo principal. 

A diretoria da Ponte Preta observou bem tudo o que aconteceu no Campeonato Paulista 2012, percebeu o bom trabalho que Guto Ferreira fez no Mogi Mirim. Até por isso, muitos reforços vieram do simpático clube do interior paulista. Todos eles foram muito importantes durante a competição nacional, João Paulo Costa, Baraka, Tiago Alves e Renê Júnior cumpriram bem o papel esperado. João Paulo foi unanimadade na lateral-esquerda, tanto que após o término da competição acertou com o Vasco. Renê Júnior foi especulado em diversos clubes, ao que tudo indica, deve fechar com o Santos para 2013. Tiago Alves formou uma sólida dupla defensiva com o ótimo Ferron. Baraka deve continuar no clube, assim como Neuciano Gusmão. Você deve estar se perguntando: Quem? Mais conhecido como Cicinho, o lateral-direito/ala, foi pretendido por inúmeros times grandes Brasil afora. De forma surpreendente, a Ponte conseguiu segurá-lo até o momento. 

Com a saída de João Paulo para o Vasco, Uendel, titular inúmeras vezes, renovou e deve ser a principal opção no Paulistão 2013. Salvo alguma contratação de última hora! Outros bons jogadores chegaram de diversos clubes pequenos ou não, num trabalho primoroso da diretoria, que merece elogios. Caio e Marcinho foram importantes na campanha, por mais que o primeiro tenha rumado para o Goiás antes do fim da competição e que o segundo tenha chegado depois da metade da mesma. São jogadores experientes, que agregaram valor enquanto estiveram no elenco. É de suma importância contar com jogadores como eles, acima dos 30 anos e com passagens por inúmeros clubes grandes do país. Outros nomes também foram importantes, como Somália, ex-Botafogo. Ricardinho, jogagador veloz que se destacou no XV de Piracicaba e fez gols importantes pela Macaca

Apesar de ter apenas 20 anos, Maycon Vinícius Ferreira da Cruz, o popular Nikão, é bem conhecido daqueles que acompanham futebol. Revelado na base do Mirassol, clube do interior paulista, destacou-se na Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2007. Tido como uma joia a ser lapidada, logo foi negociado com o Palmeiras. Passou pela base do Santos, até ser comprado pelo Atlético Mineiro. Que o emprestou para o futebol baiano, onde defendeu os rivais Bahia e Vitória, para depois rumar para a Ponte Preta. Parece que até o momento, o meia canhoto de habilidades notáveis deve permanecer. André Luis, Rildo e Luan se mostraram boas opções sempre que foram requisitados, rápidos, os três foram fundamentais jogando mais abertos pelos flancos. Assim como Rodrigo Pimpão, Márcio Diogo e Nádson. os dois primeiros saíram com a competição em andamento, o último jogou pouco. Luan, inclusive, rumou para o Atlético Mineiro.

E com características mais de área, os preferidos pelos três treinadores que a Ponte Preta teve no Brasileirão foram Roger e Giancarlo. Revelado pela própria Ponte, Roger sempre deixou a impressão que podia mais. Teve suas chances, mas não deixou saudades pelos times que passou. São Paulo, Palmeiras, Sport, Fluminense, Vitória e Guarani sofreram com o "sono" desse centro-avante. Depois de rodar por tantos clubes importantes do futebol brasileiro e do exterior, ele amadureceu. Com certeza também aprendeu muito quando passou pelo Al-Nasr, dos Emirados Árabes Unidos e pelo Kashiwa Reysol, do Japão. Retornou ao time que o revelou credenciado pelos gols que fez pelo Ceará no Brasileirão 2011. Infelizmente eles não foram suficientes para salvar o "Vovô" do rebaixamento, porém, foram decisivos para o retorno a velha casa. 

 Aos 27 anos, com o bom desempenho em 2012 com a Ponte Preta, retornou ao Sport, clube que detém maior parte de seus direitos federativos. Talvez seja importante na campanha do Leão da Ilha, que com certeza buscará o retorno à elite, após a triste queda. Giancarlo é um experiente centro-avante de 1,91 cm, bem rodado. Com passagens pelo futebol italiano, português, uruguaio e até egípcio! Para quem não se lembra, foi o terceiro na artilharia do Paulistão 2012 com 12 gols. Perdendo apenas para Hernane (16 gols), destaque do Mogi Mirim e que hoje está no Flamengo e para o astro mor do nosso futebol, Neymar, que fez 20 gols. Este feito com a camisa do modesto Bragantino não pode ser desprezado. Quando Roger se machucava ou estava suspenso as opções da Macaca eram escassas, o jovem Bruno Nunes não agradava. Com a chegada de Giancarlo, que continuava a fazer seus golzinhos pelo Bragantino, só que dessa vez pela Série B, duas boas opções estavam a disposição. Por isso todos os envolvidos na montagem do elenco estão de parabéns. Trabalho bem feito e profissional rende frutos, a Ponte Preta está no caminho certo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário