domingo, 11 de março de 2012

Resultados da Semana



Pelo Grupo 1, o Santos recebeu o Internacional, na Vila Belmiro, nem tomou conhecimento do adversário. Vitória fácil por 3 a 1, com direito a show de Neymar, autor de dois belos gols! Com esse resultado ambas equipes estão com 3 pontos, a equipe paulista leva vantagem nos critérios de desempate e por isso está na segunda posição. O The Strongest despontou bem, mas na próxima rodada pega o Inter em Porto Alegre, dando a lógica, deve perder. E como os peruanos do Juan Aurich não demonstram muita resistência, o time brasileiro que não bobear deve tirar o time boliviano. Sim, de fato, os brasileiros são bem favoritos nesse grupo.

No Grupo 2, o Flamengo venceu com dificuldades o Emelec, do Equador, que na primeira rodada surpreendeu ao receber e vencer o Olímpa, do Paraguai. O time brasileiro teve dificuldades, pois além de não estar em boa fase, estava todo desfalcado. Airton e Willians, machucados, Renato Abreu afastado por problemas cardíacos, Felipe afastado por precaução após ter perdido a consciência no jogo anterior, pelo campeonato carioca. Renato inclusive passou por cirurgia, as previsões indicam que deve voltar em 2 meses. Mesmo com um Ronaldinho que pouco anda dentro de campo, o time assumiu a liderança. Na próxima rodada jogará em casa, contra o Olímpia, jogo decisivo para as pretensões de ambos. O Lanús precisa muito de uma vitória contra o Emelec, caso consiga, vai embolar o grupo todo.

O Grupo 3 viu um jogo caseiro, entre Unión Española e Universidad Católica, peleja que terminou com um empate de 1 a 1. Resultado ruim para Católica, mesmo atuando fora de casa. Para a Unión, que já havia vencido os dois primeiros jogos, o empate não foi perfeito, mas também não foi um desastre, já que ainda lidera com folga. Na Colômbia aconteceu a zebra mais latente da rodada, o Junior recebeu o Bolivar e foi derrotado por 1 a 0. Perdendo assim, uma boa chance de equilibrar mais a briga com as equipes chilenas. Na quarta rodada dessa chave, os confrontos se repetem de forma invertida. Veremos o que acontece!

Boca Juniors e Fluminense fecharam a segunda rodada do Grupo 4, no estádio de la Bombonera. No caldeirão amarelo e azul, o verde, vermelho e o branco falaram mais alto. E a vitória do tricolor carioca não chega a ser uma zebra. Pois apesar de o Boca ter sido campeão invicto do Clausura, o futebol desempenhado nunca agradou. Reflexo da crise técnica que o futebol argentino está sofrendo, sendo assim, o time que tem o melhor elenco do Brasil foi lá e venceu com méritos. Na terceira rodada teremos o confronto caseiro entre Arsenal de Sarandí e Boca Juniors, e o Fluminense tem uma boa chance de abrir ainda mais vantagem na liderança, pois recebe o Zamora, da Venezuela.

Em São Januário, o Vasco se recuperou do começo ruim na Libertadores e venceu o Alianza Lima por 3 a 2. Sofreu um pouco, é verdade, mas no momento ter conquistado a vitória foi mais importante do que o sofrimento durante o jogo. Não que tenha sido uma partida tão difícil como o placar sugere, mas não foi uma vitória tranquila como a nação vascaína esperava. E Alecsandro, que vem fazendo muitos gols no fraco Campeonato Carioca, sentiu o peso da competição internacional e perdeu dois pênaltis. Que se convertidos, transformariam um placar sofrido em goleada. E na terceira rodada deste Grupo 5, o time carioca precisa muito de uma vitória contra o Libertad, lá no Paraguai, ou ao menos não perder. Caso o resultado seja a derrota, a situação vai se complicar muito para o Vasco. Dependendo do resultado de Alianza e Nacional, a coisa pode ficar ainda mais feia.

O Corinthians recebeu o Nacional, do Paraguai, no fechamento da segunda rodada do Grupo 6. A fácil vitória por 2 a 0 mostra que Cruz Azul e Corinthians brigam apenas para definir o líder do grupo. Deportivo Táchira e Nacional são bem inferiores. E para começar a definir o líder da chave, na próxima rodada os mexicanos recebem os brasileiros e os paraguaios recebem os venezuelanos. A equipe Sementera, como é apelidada no México, tem jogadores interessantes. Como os argentinos Emanuel Villa e Christian Giménez, o colombiano Edixon Perea (conhecido no Brasil, onde jogou no Grêmio) e os nativos Omar Bravo e Alejandro Vela. Este último, é irmão mais velho de Carlos Vela, campeão mundial sub-17 ao lado de Giovani dos Santos, com a seleção mexicana. Juntos encantaram com belas jogadas e gols, Gio, comparado a Ronaldinho Gaúcho sempre foi mais badalado. Mas Vela conseguiu uma transferência para o Arsenal, não se firmou, foi emprestado a vários times, retornou e hoje defende a Real Sociedad, da Espanha, novamente por empréstimo. Lá atua ao lado de jogadores interessantes, como Imanol Agirretxe e  o jovem francês, Antoine Griezmann. Vela inclusive fez um gol na vitória do time de San Sebastian contra o Zaragoza, na última rodada de La Liga.

A vitória do Deportivo Quito por 3 a 0 não surpreenderia tanto se fosse por 1 a 0, mas o placar dilatado causa espanto pois foi contra o organizado Vélez Sársfield. Que havia vencido seus dois primeiros jogos na competição também pelo placar de 3 a 0. Foi assim contra o Defensor Sporting lá no Uruguai e com o (Chivas) Guadalajara na Argentina. Nessa semana os mexicanos recebem os uruguaios para fechar a terceira rodada do Grupo 7.

Finalizando, o Grupo 8 teve um bom jogo entre Peñarol e Universidad de Chile, os Carboneros precisavam se recuperar da sonora goleada sofrida em casa contra o Atlético Nacional, da Colômbia. Mas do outro lado tinha La U, se reorganizando após perder jogadores importantes, depois de encantar com um futebol que se assemelha com a  mentalidade barcelonista. Méritos totais ao treinador argentino, Jorge Sampaoli, que é intenso e nada covarde. As contratações cirúrgicas já começam a fazer efeito, o jovem peruano Raúl Ruidíaz já começa aprontar das suas. O colombiano Dayro Moreno ainda está se adaptando, e o chileno/brasileiro Junior Fernandes já mostra seu faro de gol apurado. E para vestir a camisa 10, repatriaram Pedro Morales, bom meia que estava no futebol croata, onde defendia o Dinamo Zagreb, maior time do país de Davor Suker. Um fato que evidencia o crescimento do time chileno foi a goleada fora de casa contra o Audax Italiano, 6 a 0 impiedoso. Destaque para o zagueiro argentino Matías Rodríguez, que deu uma de artilheiro e fez 3 gols. Fernandes, Ruidíaz e Mena fizeram os outros gols.  O Godoy Cruz recebeu o Atlético Nacional, e a chuva de gols explica um pouco porque os colombianos são a sensação da primeira fase até aqui. Pelo lado argentino, Fernando Caruso estava impossível, pelo lado colombiano Dorlan Pabón continua irresistível. E assim os torcedores presentes no estádio Malvinas Argentinas puderam presenciar um incrível empate por 4 x 4, raro de se ver no futebol atual. Resultado ruim para os argentinos, que com a vitória diminuiria o ímpeto colombiano e embolaria o grupo. E nisso quem ri á toa é o time de Medellin, que segue tranquilo na ponta.