sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Campoeonato Brasileiro - Resumo do Primeiro Turno - Corinthians


Sport Club Corinthians Paulista

Time base: 


Treinador: Adenor Leonardo Bachi (Tite)

Focado na disputa da Libertadores, o Corinthians iniciou o Campeonato Brasileiro com o time reserva e algumas vezes mesclado. Como não podia ser diferente, sem um super elenco, o clube colecionou resultados negativos. A começar pela derrota na estreia contra os garotos prodígios do Fluminense. Contra o Atlético Mineiro, na segunda rodada, time praticamente titular. Sem Paulinho e Emerson, que na época ainda não era uma opção incontestável, além de Liedson que em má fase esquentou o banco. As duas derrotas pelo placar mínimo demonstraram que para os próximos anos dá para montar um elenco capaz de conseguir bons resultados quando o time titular não estiver inteiramente disponível. Na terceira rodada, com o time titular, empate frustrante contra o fraco time do Figueirense. Depois de mais duas derrotas consecutivas para Grêmio e Ponte Preta, os torcedores corintianos se perguntavam se valia mesmo a pena abrir mão do Brasileirão em busca da Libertadores. Tite sempre disse que não dá para ganhar tudo, que é preciso concentração e doação maior por um objetivo.

Apenas na 6º rodada veio a primeira vitória, com o time reserva e justamente contra um de seus maiores rivais, o Palmeiras! Atuação esplendorosa de Romarinho, que anotou dois golaços e começou a ganhar o coração da Fiel rapidamente. De ressaca após o título da Libertadores, o Corinthians recebeu o Botafogo no Pacaembu e levou um banho! O time carioca jogou um futebol de altíssima qualidade, colocando o campeão da América na roda. O que valeu sérias broncas de Tite, que não gostou nada de ver o relaxamento do time. Contra o Sport, na Ilha do Retiro, mesmo com o time reserva o Timão controlou bem o jogo sem sofrer tanta pressão, como é o que se espera jogando em Pernambuco, seja contra Náutico, Sport e até mesmo o saudoso Santa Cruz! Com o gol de Liedson a vitória esteve perto, mas no apagar das luzes, Marquinhos Gabriel arriscou um fraco chute de fora da área e Júlio César falhou feio, tomando por entre as pernas. Da 9º rodada em diante é que o Corinthians pôde focar suas atenções apenas para o Brasileirão. Isso se refletiu na suada vitória contra o Náutico no Pacaembu e na goleada contra o Flamengo em pleno Engenhão.

Depois disso um empate modorrento contra a Portuguesa e uma vitória tranquila contra o limitado time do Cruzeiro. Os dois empates por 0 a 0 contra Bahia e Vasco (ambos fora de casa) não podem ser considerados bons resultados, mas também estão longe de serem ruins.  Em seguida veio o péssimo empate em casa contra o Atlético Goianiense, onde um gol legal de Jorge Henrique foi anulado. Mas a equipe se recuperou ao vencer o Coritiba em pleno Couto Pereira no peito, na raça e com mais uma "letra" de Romarinho! Para enfrentar o Internacional, o Corinthians estava cheio de problemas, muitas contusões, convocações e suspensões. Sem Paulinho, Emerson e Jorge Henrique, o ataque foi formado por Juan Manuel Martínez - que fazia sua estreia como titular - e Adilson Fubá. O atacante que veio do XV de Piracicaba já teve problemas no coração, recuperou-se e hoje se encontra em um dos maiores times do país, bonita a história dele. Ao contrário do que muitos pensam, está longe de ser um centroavante, mas sim, um driblador de bom nível que faz bem o jogo pelos flancos.  

Contra o Santos, no estádio Urbano Caldeira, mais conhecido como Vila Belmiro, o Corinthians fez um grande jogo. Foi extremamente prejudicado pela arbitragem, é verdade. No primeiro gol santista Paolo Guerreiro sofreu falta clara de Durval, que não foi marcada e na sequência da jogada saiu o gol de André. Esse foi o empate, já que Danilo havia aberto o placar em uma de suas especialidades, o cabeceio. E assim terminou o primeiro tempo! Guilherme Andrade se mostrou uma grata surpresa na marcação e no apoio ao ataque. Pelo lado adversário, Neymar e Patito Rodríguez davam muito trabalho. Logo que começou o segundo tempo o Santos virou o placar em um lance que pode ser considerado o mais polêmico do campeonato. Três impedimentos na mesma jogada, os dois primeiros até que eram difíceis, não dava para condenar os assistentes, mas o terceiro foi um escândalo absurdo! Infelizmente não foi possível achar o lance em que Guerrero sofre a carga de Durval por trás, a bola cai no pé de Ganso, que toca para Neymar, que faz grande jogada e cruza para André fazer o gol. Mas se a falta tivesse sido marcada, nada disso aconteceria. Lance parecido com outro em que Douglas sofre falta no meio-campo, o árbitro não marca e André quase faz de cabeça. 

Como você pode ver no vídeo desse jogão, Romarinho deu muito trabalho ao goleiro santista. Deixando as polêmicas de lado, o argentino "Burrito" Martínez se apresentou melhor ainda para a torcida corintiana. Com um golaço, empatou o controverso jogo. E pouco depois, o zagueiro Bruno Rodrigo fez de cabeça, após escanteio bem cobrado por Neymar, o gol que decretou a vitória santista. Com a defesa toda plantada e só olhando, ficou fácil para o careca fazer o gol. Placar moral: 2 a 1 Corinthians. Não é fácil jogar no caldeirão que é a Vila, com árbitros covardes que sempre apitam de forma caseira. Para vencer ali é preciso muito mais do que um futebol bem jogado. Na última rodada contra seu atual maior adversário, o Corinthians começou super bem. Logo aos 6' abriu o placar e exerceu uma pressão incrível, perdendo gols atrás de gols. Por mais que este que vos escreve não queira utilizar aquele clichê que o amigo leitor já tem em mente, quem não faz toma! O Tricolor teve seus méritos ao resistir aos ataques corintianos, equilibrou o jogo até que Luis Fabiano empatou. O que se viu no segundo tempo foi um Corinthians apático e com dificuldades na armação do jogo. O segundo gol de Luis Fabiano aos 64' de jogo matou um time que esteve irreconhecível perante o primeiro tempo que havia feito. Bom para o São Paulo, que após perder três jogos consecutivos se recuperou vencendo a Ponte Preta por 3 a 0 e um de seus rivais de virada, fechando o primeiro turno com chave de ouro.

No segundo turno, resta ao Corinthians pontuar para atingir logo os 45 pontos e não correr nenhum risco matemático de rebaixamento. E além disso, tentar subir o máximo possível na tabela. Paulo André, um dos líderes do time, vislumbra ao menos ficar entre os cinco primeiros, já que o título é praticamente impossível. 
Assim que a meta dos 45 pontos for atingida, Tite pretende dar um descanso aos principais atletas do time, para nas últimas seis rodadas jogar num ritmo forte visando o Mundial de Clubes, que para o Corinthians começa no dia 12/12/12. Entres os adversários possíveis estão o Auckland City, da Nova Zelândia, o campeão japonês (ainda a ser definido) ou o campeão africano (também não definido). Para que o esperado  jogo contra o Chelsea FC aconteça, é necessário muito trabalho e seriedade. O Mazembe ainda é um exemplo recente. Com o bom trabalho que vem sendo feito, o Corinthians representará bem o Brasil em gramados japoneses. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário