quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Campeonato Brasileiro - Resumo do Primeiro Turno - Botafogo


 
Botafogo de Futebol e Regatas


Time base: 


Treinador: Oswaldo de Oliveira

O Fogão começou bem o Campeonato Brasileiro, foram duas vitórias no peito e na raça. Na estreia, o time que aquela altura ainda contava com os serviços de Loco Abreu, Herrera e Maicosuel, conseguiu uma virada incrível contra o São Paulo de Emerson Leão. Depois de estar perdendo por 2 a 1 em pleno Engenhão, o time de General Severiano conseguiu reagir em poucos minutos. O argentino Herrera fez três gols, o outro foi marcado pelo inconstante e baladeiro Vítor Júnior. Jádson e Luis Fabiano marcaram para o Tricolor paulista. O jogo seguinte foi fora de casa contra o Coritiba, no Couto Pereira o time paranaense é duro de ser batido. Com os garotos Brinner e Matheus Dória formando a defesa e sem o goleiro Jefferson, o time carioca contou com a inspiração de seu lateral-direito. Lucas Marques fez dois gols, mostrando a boa qualidade ofensiva que possui. O Coritiba abriu o placar logo no primeiro minuto, com Lincoln. O Bota virou com Lucas e Vítor Júnior, mas o ótimo lateral-esquerdo Lucas Mendes empatou novamente para o Coxa. Perto do fim, o agora lateral da Seleção Brasileira fez o gol que definiu a vitória botafoguense. 

Na terceira rodada veio uma derrota inesperada contra o Cruzeiro, por 3 a 2. Oswaldo de Oliveira vinha tentando ajustar o time da maneira que mais gosta. Seus times focam a posse de bola, a velocidade na transição, até por isso, são ofensivos e levam muitos gols. Aos poucos o treinador foi afastando Loco Abreu do time, pois trata-se de um atleta com estilo de jogo que não agrada o comandante. Mais adiante o Botafogo perdeu Herrera - foi para o Emirates Cultural Sport Club - clube dos Emirados Árabes Unidos que vem tentando crescer domesticamente. Perdeu Maicosuel para a Udinese, da Itália, assim como perdeu Abreu, que insatisfeito acabou se transferindo para o Figueirense. Com as perdas, o Botafogo ficou praticamente sem atacantes, os garotos da base Willian e Vitinho ainda não possuem a maturidade suficiente para vestirem a camisa titular. Assim, Oswaldo adaptou Elkeson numa função totalmente diferente do que ele era habituado a jogar. Passou a ser utilizado como referência de ataque, o que não parecia uma boa ideia, já que o ex-jogador do Vitória tem qualidade no drible e no chute de média distância. Mas com o tempo o hoje camisa nove, mostrou desenvoltura e vem jogando bem, inclusive marcando muitos gols.

Mas para que o time fosse se adequando ao que o treinador pedia, era necessário tempo para ajustar isso nos treinos táticos. Como tempo no futebol brasileiro é raro, o Botafogo sofreu nova derrota, desta vez fora de casa, contra o Náutico. E nos Aflitos é muito difícil vencer o time pernambucano, que aproveita muito bem sua imensa e inflamada torcida. Foi o terceiro jogo seguido que o time carioca não pôde contar com um de seus zagueiros titulares e seu goleiro que hoje tem prestígio na Seleção Nacional. Antônio Carlos tem sofrido bastante com lesões este ano. No gol o reserva imediato de Jefferson é Renan, que saiu do CFZ (time de Zico) ainda muito cedo, formando-se profissional no clube Alvi-negro. Mas ele também esteve contundido, assim o titular contra Cruzeiro e Náutico foi Milton Raphael, atleta que começou no sub-15 do Volta Redonda. Como Renan, cresceu e estabeleceu-se no futebol profissional no Glorioso. A base botafoguense, depois de anos de abandono e falta de estrutura, hoje mais bem cuidada, dá um respaldo importante quando o clube necessita.


Cidinho, Matheus Dória, Lucas Zen e Jadson (também surgiu no CFZ) são outros exemplos de bons jogadores criados na base. Com a grave contusão de Marcelo Mattos, Jadson foi titular inúmeras vezes ao lado de Renato na contenção, mas também com boa chegada ao ataque. Lucas Zen é um dos reservas mais utilizados e fez alguns jogos como titular. Cidinho é arisco, muito rápido e liso, ótima opção para atuar pelos flancos do gramado. Dória, que tem apenas 17 anos, pela posição que joga - zagueiro - mostra-se muito promissor. Além de fazer esse bom trabalho caseiro com os garotos, o Fogão tem buscado jovens jogadores em clubes pequenos ou sem espaço em clubes grandes com uma precisão cirúrgica. Lennon, Brinner, Jeferson Filho, Vinícius Silva, Lucas Lima, Gabriel e o recém contratado Bruno Mendes se encaixam bem no que foi dito. Renan Lemos, Sassá e Gilberto Júnior subiram para o profissional recentemente, Gilberto é mais um que veio do CFZ, numa parceria que tem rendido frutos ao Glorioso. 

Da quinta rodada em diante, o Botafogo foi mais regular, até ser derrotado na décima primeira rodada pelo Grêmio, em casa. Justamente no dia da estreia de sua maior estrela, Clarence Seedorf! Nesse meio tempo venceu Internacional (fora), Corinthians (fora), Bahia (casa), empatou com Santos (fora) e Fluminense (casa), com exceção do Bahia, só bateu em cachorro grande. Houve uma derrota inesperada para a Ponte Preta, no Engenhão, na sexta rodada. Daí para frente o Botafogo começou a oscilar de novo, muito por ter um elenco reduzido e poucos atacantes. Rafael Marques chegou do Japão, onde se destacou em três temporadas com a camisa do Omiya Ardija. Mas ao contrário do que a torcida imaginava, não é um jogador especificamente de área. Apesar de ter quase 1,90 cm, Rafael tem muita mobilidade e sai da área com frequência, caindo pelos lados, ou até mesmo fazendo a função de um segundo atacante. Sendo assim, o Botafogo se recente de mais qualidade e quantidade em seu ataque. O uruguaio Nicolás Lodeiro chegou do Ajax, da Holanda, só que também não é atacante, por outro lado, enriqueceu um meio-campo que já tem boas peças. 

Antes mesmo do Brasileirão começar o Botafogo perdeu uma peça que foi importante em 2011. Trata-se de Felipe Menezes, depois se se destacar no Goiás, foi contratado pelo Benfica, o Botafogo não conseguiu chegar a um acordo com o clube português para prorrogar o empréstimo e não tem grana para comprar seus direitos federativos. Então o jogador acabou emprestado para o Sport, péssima decisão para sua carreira. Mas a família Menezes ainda tem representante no Fogão, Matheus, irmão mais novo de Felipe, é um dos zagueiros do elenco do Glorioso. Com as dificuldades ofensivas, cogitou-se até a inscrever Túlio, ele mesmo, no Brasileirão. A ideia acabou não seguindo em frente, no auge de seus 43 anos, Túlio deve ficar mesmo no time B, fazer alguns jogos amistosos e/ou comemorativos na busca dos 1.000 gols, que segundo ele, está próximo. Quem teve seu retorno confirmado foi Jobson, emprestado ao Grêmio Barueri, alegou estar triste e insatisfeito, deixou o clube paulista na mão. Qualidade técnica ele tem, seus problemas estão mais ligados à psicologia. Aos 24 anos, ainda é jovem, toma jeito rapaz! 

Oswaldo de Oliveira está fazendo um bom trabalho, a diretoria do Botafogo é mais profissional que a maioria e entende que para render frutos é preciso tempo para que o treinador arrume a cozinha. Em cinco anos no Japão, foi tri-campeão nacional entre 2007 e 2009, bi-campeão da Supercopa japonesa, campeão da Copa do Imperador e da Copa da Liga, popularmente conhecida como Copa Nabisco. Do oriente trouxe não só novas filosofias, como também o bom meia Fellype Gabriel, seu atleta no Kashima Antlers nos últimos dois anos. Se ainda não é possível lutar por títulos, o Botafogo está bem vivo na briga por uma vaga na Libertadores. Claro que a gestão do presidente Maurício Assumpção teve erros, mas os acertos foram maiores, isso é inegável. E o time da estrela solitária está no caminho certo para voltar a ser o temido Glorioso de outrora. Será que consegue a vaga na competição continental?

Nenhum comentário:

Postar um comentário