quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Campeonato Brasileiro - Resumo do Primeiro Turno - Flamengo


Clube de Regatas Flamengo

Time base: 


Treinador: Joel Santana - Dorival Júnior

Basicamente, o time mais usado por Joel Santana foi o escalado acima, claro que com algumas mudanças circunstanciais e/ou momentâneas. Com o folclórico treinador, o goleiro titular foi sempre Paulo Victor, criado na base e com muita identificação com o clube. O ótimo goleiro de 25 anos esperou por muito tempo uma chance. Porém, Felipe teoricamente seria o titular, por ter mais status, mais nome. Pouco antes do início do Campeonato Brasileiro, o Flamengo acabou perdendo Júnior César para o Atlético Mineiro. Com isso, Magno Aparecido de Andrade teve que assumir a lateral-esquerda. Quem? Popularmente conhecido como Magal, chegou ao Mengão depois de se destacar no Campeonato Paulista pelo Guaratinguetá. Porém, nunca teve a confiança de Joel ou da torcida, foi titular na maior parte do primeiro turno mais por falta de opção do que por qualquer outro motivo. Até que o Flamengo acertou o empréstimo de Ramon junto ao Corinthians, daí para frente ele passou a ser o titular absoluto. Com a contusão de Léo Moura, papai Joel teve que quebrar a cabeça. Quem mais jogou por ali foi Wellington Silva, que se destacou no Campeonato Carioca pelo modesto Resende. Como ele não agradou, Luiz Antônio teve que quebrar essa algumas vezes. Pois o Flamengo de forma inexplicável se desfez de Rafael Galhardo, que em 2011 foi muito bem quando exigido. O atleta que se destacou na Seleção Sub-20 acabou indo para o Santos, juntamente com David Braz. E como João Felipe foi rebaixado ao time B do Flamengo, a única opção era mesmo Wellington. João tem apenas 20 anos, foi revelado pelo Internacional, chegou ao Flamengo em 2011, no começo deste ano chegou a ter algumas chances com Luxemburgo. 

Na proteção à defesa o titular absoluto sempre foi Airton, que quando não pôde jogar, foi substituído por Luiz Philipe (Muralha). Ou até mesmo por Maurício Azevedo Alves (Amaral), jogador que também se destacou no Cariocão, mas com a camisa do Nova Iguaçu. Assim como Wellington Silva, pareceu não estar maduro o suficiente para vestir essa gloriosa camisa. Por mais que ambos já tenham 24 anos e não sejam mais tão novinhos. Ao lado de Airton, um pouco mais adiantado, quem mais jogou foi Ibson. Quando ele ainda estava no Santos, Joel utilizou Rômulo e Amaral. Com Kléberson jogando mais adiantado, com a missão de armar as jogadas, função que nunca foi a dele. O jogador campeão Mundial com a Seleção Brasileira em 2002 até que surpreendeu, fez gols, mas acabou tendo boa proposta do Bahia e rumou para a boa terra. Dentro do 4-2-2-2 do treinador, Ibson muitas vezes apareceu mais adiantado, formando praticamente um losango. Airton mais centralizado na frente da defesa, Luiz Antônio pela direita, Renato pela esquerda e ele tentando exercer a função de meia. Como armador ele é um ótimo segundo volante, se é que me entendem. Como não deu certo na maioria dos jogos do primeiro turno o esquema foi mesmo o citado acima. Sem um meia específico, o Flamengo sofria como uma mulher em trabalho de parto para criar chances claras de gol. E nas arquibancadas os torcedores se irritavam chamando Joel de burro e pedindo os garotos da base, Adryan e Thomás, principalmente o primeiro.

Thomás raramente era utilizado, já Adryan até que entrava bastante no decorrer das partidas. Assim como Mattheus, garoto canhoto de apenas 18 anos, que é filho de Bebeto, um dos destaques do Brasil na Copa do Mundo em 1994. Voltando um pouco atrás, mais precisamente à defesa, o Flamengo tem sofrido com falta de opções confiáveis. O contestado Welinton falha muito, o chileno Marcos González nem de longe lembra o que foi na Universidad de Chile que encantou a América do Sul em 2011. O violento e desleal Gustavo foi negociado com o Atlético Goianiense. Os garotos da base Marllon e Rodrigo Frauches deixavam os torcedores de cabelo em pé, o mesmo vale para Thiago Medeiros e Arthur Sanches.Thiago nem está mais no clube, foi envolvido na negociação que trouxe Cléber Santana e o zagueiro Renato Santos. Ambos vinham se destacando na Série B com o Avaí, acertaram pouco depois do início do segundo turno, assim como Wellington Bruno, meia que estava no Ipatinga, também da segunda divisão. Os resultados não vinham, na décima rodada o Flamengo se encontrava na posição homônima. Após ser goleado em casa pelo Corinthians e perder fora para o limitado time do Cruzeiro, Joel não resistiu à pressão e acabou demitido. Dorival Júnior assumiu e logo de cara mudou para o esquema da moda: 4-2-3-1! E as mudanças não pararam por aí, os garotos começaram a jogar mais. Contra a Portuguesa, Adryan foi o titular na armação das jogadas, Mattheus aberto pela esquerda e Luiz Antônio pela direita, com Vágner Love isolado no comando do ataque. Thomás entrou no decorrer da segunda etapa...

No segundo jogo sob o comando do novo treinador, uma sonora goleada foi sofrida contra o São Paulo no Morumbi. Camacho entrou ao lado de Airton, Ibson jogou mais adiantado, Adryan novamente foi titular e Thomás e o argentino Darío Bottinelli entraram durante o jogo. Ambos quase não jogavam com Joel, o hermano tem um bom chute de média distância e talento nas cobranças de falta, merecia mais chances. Depois do empate sem gols contra a Lusa e a goleada sofrida contra o Tricolor, o Mengão teve seu jogo contra o Galo adiado, por conta do péssimo estado do gramado do Engenhão. Muitos adversários se irritaram e insinuaram que o adiamento do jogo foi uma ajuda da CBF ao Flamengo. Depois de tudo isso, veio a primeira vitória com Dorival, fora de casa contra o fraco Figueirense. Nesse meio tempo, Felipe voltou a ser titular, uma sacanagem com Paulo Victor que vinha muito bem e não tinha culpa, já que a defesa falhava muito e o deixava em situações difíceis. Mesmo assim, não fosse por ele o Flamengo teria tomado muito mais gols. Com tempo para treinar e com a contusão de Airton, Dorival mudou a formação. O paraguaio Victor Cáceres passou a ser o cão de guarda, com Luiz Antônio pela direita, Renato pela esquerda, Thomás na armação e Negueba ao lado de Vágner Love no ataque. Com essas mudanças o time deu uma melhorada e conseguiu duas vitórias seguidas. O meia que o time tanto precisava sempre esteve no elenco, se chama Thomás!

Na antepenúltima rodada do primeiro turno, o Flamengo teve muitas dificuldades contra o Palmeiras, o time não conseguia criar. Depois de muito tempo, Deivid teve uma chance, mas nada mudava. Mattheus também entrou, o garoto Fernandinho também. Dorival pediu que o jovem de apenas 19 anos, revelado pelo Atlético de Sorocaba chutasse a gol. No entanto, ele pouco produziu e no fim a derrota por 1 a 0 foi justa. Em seguida, a vitória no clássico contra o Vasco animou e deu esperanças de que o time pudesse conseguir algo mais do que ter dificuldades para se manter na décima posição. No fechamento do primeiro turno, empate horroroso sem gols com o Botafogo. Você que prestou atenção no esquema tático, deve estar se perguntando porque o companheiro de ataque de Vágner Love é uma incógnita. É que com Joel, Deivid, Negueba, Diego Maurício e Hernane se alternaram ao lado do artilheiro do amor. Hoje Deivid e Diego Maurício nem estão mais no clube e Negueba já acertou com o São Paulo para 2013. Adriano por enquanto não pode ser levado a sério, suas faltas a treinamentos importantes quase o tiraram do clube antes mesmo de chegar perto de um jogo oficial. Liédson saiu do Corinthians por não conseguir mais render dentro de campo, com problemas físicos e idade avançada, por enquanto ainda não foi útil. Finalizando, os garotos Lucas e Nixon precisam ir entrando no time devagar, sem queimar etapas, talvez num futuro próximo possam ser mais importantes. Qual será o fim dessa história?

Nenhum comentário:

Postar um comentário