sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Grupo D - Japão



O Japão representou a Ásia nos Jogos Olímpicos em Berlim 1936, Melbourne 1956, Tóquio em 1964. Foi no México, quatro anos mais tarde, que a seleção japonesa causou sensação em uma das maiores cidades do mundo. Conquistando a medalha de bronze e a artilharia do Torneio, graças aos setes gols de Kunishige Kamamoto. Ainda hoje, essa é a melhor participação de um asiático no torneio olímpico. 28 anos se passaram, até que o Japão regressou aos Jogos Olímpicos, em Atlanta 1996. De lá para cá, sempre esteve presente nas edições dos jogos

Uma das principais forças das eliminatórias asiáticas, o Japão chega a Londres 2012 para sua quinta participação consecutiva. No pré-olímpico contra Bahrein, Malásia e Kuwait os japoneses não tiveram dificuldades. Depois de três vitórias seguidas, os nipônicos poderiam garantir sua classificação de forma antecipada. Mas a inesperada derrota para a Síria fora de casa atrasou um pouco a festa. Depois disso meteu 4 a 0 na Malásia e no último jogo em casa a festa pôde acontecer, com certo atraso, mas tudo bem, o triunfo por 2 a 0 frente ao Bahrein classificou os asiáticos.

Segundo o site da Fifa, o maior mérito do treinador Takashi Sekikuza, foi ter superado a ausência de jogadores que atuam na Europa. Principalmente Shinji Kagawa, que fez muito sucesso em duas temporadas no Borussia Dortmund, da Alemanha, o que o levou a se transferir para o Manchester United, da Inglaterra! O treinador tem vasta experiência no futebol japonês, comandou o Kawasaki Frontale durante cinco anos antes de assumir a seleção olímpica em 2010. E o seu conhecimento do futebol local foi muito importante para transformar o jovem elenco em um time competitivo. "O grupo demonstrou uma forte união e trabalhou duro para evoluir a cada jogo", disse o treinador de 51 anos, ex-atacante do Honda FC. "Conquistamos a vaga para os Jogos de Londres, mas isso foi apenas o começo. Temos de começar a nos preparar para o torneio olímpico propriamente dito." Em 68 o craque era  Kamamoto, em 96 Yoshikatsu Kawaguchi e Hidetoshi Nakata eram os nomes principais. Em 2000, Shunsuke Nakamura, Junichi Inamoto e Naohiro Takahara eram os jogadores mais falados. Quatro anos mais tarde Shinji Ono e Yoshito Okubo eram jogadores importantes que atuavam no futebol europeu! 


Agora em 2012, o goleirão Shuichi Gonda, o lateral direito Hiroki Sakai e o meia atacante Yuki Otsu são os  destaques. Para quem não se lembra, Hiroki Sakai jogava no Kashiwa Reysol quando este enfrentou o Santos no Mundial de Clubes em 2011. Inclusive, foi dele o gol de cabeça do time japonês, durante o jogo ele demonstrou uma força física incomum para um jogador asiático. Na época chegaram a dizer que o Santos tinha interesse no jogador. Por ter boa técnica com a bola, ser alto, bom no cabeceio e versátil, Sakai acaba de ser negociado com o Hannover 96, tradicional clube médio alemão. Curiosamente, seu reserva na lateral direita é Gotoku Sakai, o chará também joga na Alemanha, só que no Stuttgart. Nascido em Nova Iorque, Sakai optou por defender o país de suas origens. Com o sucesso estrondoso de Kagawa em gramados germânicos, começou uma overdose de transferências de jogadores nipônicos para lá. 

Yuki Otsu já vai para sua segunda temporada com a camisa do Borussia Monchengladbach. Takashi Usami, com 18 anos chegou com moral ao Bayern, depois de se destacar no Gamba Osaka. Clube que ainda é dono de seus direitos federativos, sem se destacar em duas temporadas emprestado ao maior time da Alemanha, acabou emprestado novamente, desta vez ao médio, porém ascendente Hoffenheim. Talvez por lá desponte melhor e convença algum clube alemão a comprar seus direitos definitivamente. O rápido e arisco Hiroshi Kiyotake é mais um que acaba de chegar para disputar a Bundesliga 2012/2013, vai envergar a camisa do Nurembergue, ou se você preferir, 1. FC Nürnberg. Sekikuza optou por levar apenas um jogador acima da idade limite de 23 anos, trata-se do defensor do FC Tokyo, Yuhei Tokunaga. 

Na defesa Maya Yoshida merece um comentário, há três anos na Holanda, defende o pequeno VVV-Venlo, clube que todo ano briga apenas para se manter na primeira divisão do país. Indo para sua quarta temporada no clube, em 2011/2012 foi fundamental para manter o time na elite. Com mais moral, deve ser titular absoluto este ano. O que será que Yoshida, Otsu, Kiyotake e Usami vão aprontar?





Nenhum comentário:

Postar um comentário