sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Grupo D - Honduras


Pela terceira vez na história Honduras disputará os Jogos Olímpicos, o país da América Central perdeu a virgindade no ano 2000, em Sydney. Aquele time tinha como maiores destaques o camisa dez Júlio César León e um rápido e matador David Suazo no comando do ataque. Em 2008 a campanha pífia terminou ainda na primeira fase, sem pontuar no grupo D, que tinha ainda, Itália, Camarões  Coréia do Sul. Os maiores nomes daquele time eram Hendry Thomas, Ramón Núñez e Carlos Pavón, os dois primeiros jogam em clubes modestos da Inglaterra. Thomas ao menos joga no Wigan, da primeira divisão. Núñez é querido pela torcida do Leeds United, da segundona inglesa, o pessoal por lá curte seus dribles arrojados, sempre em velocidade. Pavón, foi o camisa nove na Copa de 2010 aos 36 anos, Johnny Boy marcou quase 60 gols pela seleção hondurenha entre 1993 e 2010, marca de respeito! 

Para quem não se lembra, em 2001 o Brasil foi eliminado da Copa América por Honduras, Amado Guevara, Júlio César León, Samuel Caballero e Saúl Martínez jogaram muito naquela noite trágica para o futebol brasileiro. Mesmo como convidados daquela edição, os hondurenhos acabaram conquistando o terceiro lugar, marca expressiva para um pequeno país que até então era pouco falado no meio futebolístico.O time que já havia conseguido a inédita vaga nos Jogos Olímpicos em 2000, conseguiu essa façanha de derrotar o Brasil, mas um pouco mais envelhecido, o time acabou fora dos Jogos de Atenas 2004. Hoje em dia, Honduras é uma das principais forças da CONCACAF, se ainda não dá para bater de frente com México e Estados Unidos, uma vez ou outra dá para conseguir uma vaguinha em disputas importantes, como Olimpíadas e Copas do Mundo. Na campanha do pré-olímpico, perdeu dos mexicanos por 3 a 0 na primeira fase. Se recuperando posteriormente vencendo o Panamá por 3 a 1, Trinidad e Tobago por 2 a 0 e  o vizinho El Salvador por 3 a 2. Na final, encontraram o México novamente, começaram bem, vinham vencendo até levar o empate no tempo normal e perder na prorrogação. Derrota doída, mas a vaga nas Olimpíadas foi um grande alento! 


Sem poder contar com sua dupla de ataque titular pré-olímpico, o treinador Luis Suárez optou por chamar os três jogadores acima dos 23 anos. Roger Rojas e Eddie Hernández fizeram juntos, seis gols na campanha rumo ao Jogos Olímpicos. Sem poder contar com Rojas, Suárez chamou Jerry Bengtson, aos 25 anos, foi revelado pelo CD Vida, passou pelo Motagua, hoje joga no NE Revolution, da Major League Soccer (MLS), liga profissional de futebol dos Estados Unidos. Jerry tem se mostrado bem rápido para escapar dos Toms que o perseguem durante os jogos. Além disso, anda demonstrando bom posicionamento e faro de gol apurado. E para ajudá-lo na aventura hondurenha pelos gramados britânicos, o experiente Maynor Figueroa foi convocado para dominar a lateral esquerda, há seis anos na Inglaterra, o atleta tem a confiança da comissão técnica. 


                                                       Anthony Lozano

O outro acima dos 23 anos é Roger Espinoza, que nasceu em Honduras mas cresceu nos Estados Unidos. Aonde atualmente defende o Kansas City Spurs, que após mudar o nome de Kansas City Wizards para Sporting KC, adotou a nova nomenclatura. Ou melhor, deve adotá-la à partir de 2013. O camisa nove Anthony Lozano está doido para aparecer melhor internacionalmente, aos 19 anos, está há dois no pequeno Alcoyano, da Segunda Divisíón B, equivalente à terceira divisão da Espanha. Será que esse time vai ficar marcado na história mais uma vez? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário