sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Grupo D - Espanha



Depois de 12 anos de ausência, a Espanha retorna aos Jogos Olímpicos, a última participação havia acontecido em Sydney 2000, quando foi derrotada por Camarões de virada na final. O time de Aranzubia, Capdevilla, Marchena, Puyol, Albelda, Angulo, Xavi, Gabri, José Mari, Raúl Tamudo e Albert Luque não resistiu ao time camaronês, de Samuel Eto'o. Empate por 2 a 2 no tempo normal, vitória camaronesa por 5 a 3 nas penalidades. Mas não só de seu maior ícone vivia a seleção de Camarões, que tinha Lauren Etamé, Pierre Womé, Geremi, M'Bami e principalmente, Patrick Mboma, um dos melhores jogadores que o país africano já teve. 

A prata em Sydney igualou o desempenho Espanhol na Bélgica, em 1920, mais precisamente na Antuérpia. Em suas nove presenças nos Jogos Olímpicos até hoje, a Espanha só conquistou o ouro em 1992, quando foi anfitriã do Torneio. O saudoso Kiko, fez o gol contra a Polônia que garantiu a medalha mais valiosa naqueles Jogos. A Espanha se vangloria muito por ter obtido sucesso nas seleções de base nos últimos tempos. Por isso, os longos anos fora do Torneio Olímpico de futebol eram difíceis de aceitar. Essa seleção Sub-23 tem bons nomes, David de Gea no gol, César Azpilicueta na lateral-direita, Ander Herrera no meio-campo, Adrián López no ataque.


Isso porque o Barcelona não liberou Thiago Alcântara, alegando uma contusão, que muitos duvidam ser verdadeira. Isaac Cuenca é outro jogador do Barcelona que ficou fora, aparentemente por opção do treinador Luis Milla. Porém poderá contar os três acima dos 23 anos, campeões europeus recentemente, Juan Mata, Jordi Alba e Javier Martínez. Outros bons nomes estarão presentes em Londres, o zagueiro Álvaro Domínguez, o lateral-direito Martín Montoya, os meio-campistas Isco, Koke, Romeu e Muniain, os atacantes Rodrigo (filho de brasileiro) e Cristian Tello, jogador de drible fácil que vem ganhando espaço no time do Barcelona. 


No papel, sem dúvidas é uma das seleções favoritas ao ouro, resta saber se na prática esse time vai funcionar. A julgar pelas declarações de jogadores importantes, pode ser que o salto alto atrapalhe. Jordi Alba chegou a dar declarações nesse sentido. De Gea chegou a dizer que já se imaginava com a medalha de ouro no peito. Muitas vezes já vimos times naufragarem por empáfia, por jogarem sem tanta vontade, achando que podem decidir o jogo quando bem entenderem. Exemplos não faltam, sabemos que futebol não funciona assim. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário