terça-feira, 24 de julho de 2012

Torneio Olímpico Masculino - Grupo A - Uruguai


Conhecida como a Celeste Olímpica, pelo bi-campeonato conquistado em 1924 e 1928, respectivamente em Paris e Amsterdã. O Uruguai retorna aos Jogo Olímpicos após longos 84 anos, dessa vez chegam como favoritos, por mais que o treinador Óscar Tabárez refute tal ideia. No Sul-Americano Sub-20 em 2011, o treinador era Juan Verzeri, irregular na primeira fase, o time conseguiu se classificar para o hexagonal final. Lá lutou bravamente pelo título, conseguiu dez pontos, marcando apenas quatro gols, ainda assim conseguiu o vice-campeonato. A vexatória derrota por 6 a 0 contra o Brasil acabou sendo irrelevante já que a vaga em Londres já estava garantida. Em 2010, na África do Sul, o grande trabalho desempenhado por Tabárez ficou mais nítido. O quarto lugar na Copa, seguida do vice na Copa do Mundo Sub-17 e da conquista da Copa América, mostram que o trabalho surtiu um efeito positivo. 



Trabalhando em conjunto desde as categorias menores até o time principal. Exemplo a ser seguido por muitas seleções ao redor do mundo. Os jogadores acima dos 23 anos foram bem escolhidos, Edinson Cavani e Luis Suárez são atacantes de nível mundial. Egidio Arévalo Ríos teve uma passagem sem muito sucesso pelo Botafogo recentemente, no México, foi bem por onde jogou. Hoje atua na Itália, com a camisa do Palermo, típico destruidor de jogadas, é vital na proteção dos zagueiros. Juntando os três com Nicolás Lodeiro, que acertou com o Botafogo, Gastón Ramírez, Sebastián Coates, Tabaré Viudez, dá um time interessante. Viudez já teve chances no futebol europeu e não vingou, quem passa por esse processo é Lodeiro, jogador que nunca conseguiu se firmar no Ajax, da Holanda. De todo modo, para o time brasileiro trata-se de um grande reforço, o baixinho canhoto pode muito bem se recuperar no futebol brasileiro.


Coates é um zagueiro que chama atenção pela estatura, 1,96 m, pouco utilizado no Liverpool, não foi bem nos amistosos de preparação para as Olimpíadas. Até por isso, Tabárez testou outras opções, primeiro jogou em um 4-3-3 bem ousado, veja no modelo:


A opção por Urreta na direita se deve ao fato de ser um meia de origem, que pode voltar rápido e recompor bem o sistemas defensivo. Para ser mais ofensivo, por ali podem jogar Abel Hernández ou Tabaré Viudez. Outro sistema testado por Tabárez, foi o 3-5-2, veja no modelo:



O 3-4-1-2 também chegou a ser testado, tudo isso no amistoso contra a seleção Sub-23 do Chile. O placar de de 6 a 4 evidencia que o defesa charrúa ainda precisa melhorar, o ataque mostrou-se eficiente. Contra o Panamá, o Uruguai jogou melhor na primeira etapa, abriu 2 a 0, não fosse o goleirão Mejía, o placar poderia ser mais elástico. No fim, o saldo é mais positivo, os uruguaios vão dar o sangue para conquistar o ouro olímpico pela terceira vez. 








Para finalizar, este que voz escreve montará o seu time ideal logo abaixo. Opine, monte também o seu esquadrão!


Confira a lista de convocados completa:

Goleiros

1-Martín Campaña
18-Leandro Gelpi

Defensores

2-Ramón Arias
3-Diego Polenta
4-Sebastián Coates
5-Emiliano Albín
6-Germán Rolín
13-Matias Aguirregaray

Meio-Campistas


8-Maximiliano Calzada
10-Gastón Ramírez
12-Jonathan Urretaviscaya
14-Nicolás Lodeiro
15-Diego Rodríguez
17-Egidio Arévalo

Atacantes

7-Edinson Cavani
9-Luis Suárez
11-Abel Hernández
16-Tabaré Viudez


Fontes: Dynamo DudziakTrivelaFifa, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário