sexta-feira, 27 de julho de 2012

Torneio Olímpico Masculino - Grupo C - Brasil


Em tempos difíceis para o futebol brasileiro, o sonho do ouro olímpico continua vivo, mesmo longe do que outrora já foi, inevitavelmente o Brasil entra como um dos favoritos. Em tempos de vacas magras, onde qualquer Joãozinho que pedala é chamado de craque, sofremos com jogadores cada vez mais mimados. Ou pior, mais preocupados com o cabelo, com os comerciais que vão fazer para encher ainda mais o rabo de dinheiro. Ou Robinho e Diego se tornaram os craques que a mídia brasileira tanto falava? Na falta de ídolos, qualquer um capaz de alguns dribles já é elevado aos céus. Neymar e Ganso obviamente não são jogadores ruins, longe disso, mas também estão distantes de serem craques estelares comparáveis a Messi e Cristiano Ronaldo. O choque de realidade dado pelo Barcelona no fim de 2011 foi bom para alguns ufanistas pachequistas entenderem que há muito tempo o Brasil já não assusta ninguém. 


A perda do Mundial Sub-20 de 2009 mostrou como o nosso futebol está carente, ou dava para esperar muito de um ataque que tinha Alan Kardec? O que dizer de Wellington Júnior, Bruno Bertucci, Maylson, Boquita e Ciro? Um bando de jogadores que não vingaram. Wellington, aos 23 anos, mal consegue jogar no Madureira. Dalton não se firmou no Fluminense e no Internacional não consegue jogar, Diogo, o lateral-esquerdo revelado pelo São Paulo, desapareceu no futebol belga. Fabrício, hoje no Vasco, apareceu bem no Palmeiras e no Flamengo, quando teve chances foi bem nessa seleção, mas no ano passado foi rebaixado com o Atlético Paranaense. Por mais que tenha formado uma boa dupla com Manoel, no todo o time era muito ruim. Desse time salvam poucos, Rafael Tolói, Douglas, Ganso, Giuliano, Douglas Costa, Souza, Alex Teixeira e Maicon. 


Em 2011 o Brasil foi campeão do Mundial Sub-20, passando pela Espanha nas quartas de final, bom lembrar que o empate no tempo normal só aconteceu porque a arbitragem validou um gol ilegal de Willian José, claramente impedido. Nos outros jogos teve méritos e mereceu o título, mas como na outra geração, muitos desses jogadores não vingarão. Dudu, Bruno Uvini, Juan, Casemiro, Henrique, Negueba, Alan Patrick não enganam este que vos escreve. Oscar, destaque daquele time, inclusive fazendo três gols na final, dois deles sem querer, também não é um jogador convincente. Para ver como o futebol está numa fase ruim em geral, o Brasil foi campeão se dando ao luxo de deixar Lucas e Neymar fora do Mundial. Ambos arrebentaram no fraco sul-americano, torneio onde o Brasil não tem adversários. Nem a gana argentina resolveu contra o Brasil. Para se ter uma ideia, o PIB da Argentina é menor do que o do estado de São Paulo. Ou seja, hoje em dia não dá para competir com esse país que cada vez mais cresce.


Por isso o mérito argentino é muito grande por conseguirem ser nossos rivais, sendo um país bem menor e mais pobre que o nosso. Ganhar sul-americano para a seleção brasileira não é mais do que a obrigação! Do time campeão Sub-20 em 2011, Philippe Coutinho, Fernando e Gabriel Silva são os mais promissores. Meu xará foi muito bem enquanto esteve emprestado ao Espanyol, de Barcelona, retornou para Internazionale com moral e nessa temporada deve se firmar. Fernando vem jogando muito bem no Grêmio, volante que tem muitas qualidades, já Gabriel Silva foi contratado pela Udinese, emprestado ao Novara e na temporada 2012/2013 deve ter mais chances. Já que terá a companhia de muitos brasileiros, seis no total. Danilo, Neuton, Willians, Allan, Maicosuel e Paulo Barreto. Udinese que tem olheiros espalhados pelo mundo e  que fazem um ótimo trabalho. Cada ano que passa o clube incomoda cada vez mais os gigantes da Itália, mesmo perdendo seus destaques para os mesmos. Como perdeu Isla e Asamoah para a Juventus e o goleirão Samir Handanovic para a Internazionale.


Buscando formar uma seleção forte para 2014, Mano Menezes tem recebido muitas críticas pelo péssimo futebol que o time vem desempenhando. Melhorou quando disputou aqueles amistosos nos Estados Unidos, mas ainda longe de um padrão ideal. Poucos percebem que o material humano não é mais tão vasto como em outros tempos. Não temos um craque em cada posição, nem nunca fomos tão superiores aos nossos adversários. Talento, brota em qualquer lugar, a Copa de 1994 podia muito bem ter ido para a Itália, nas penalidades quem controla melhor os nervos vence, felizmente para nós, o Brasil foi campeão Mundial novamente depois de 24 anos. São muitos anos para se achar tanto não? Entenda leitor, a intenção aqui não é ser do contra, anti-patriota. Mas que é irritante demais ver a "globalização", o embabacamento do esporte no Brasil, ah é!. O resultado nesses Jogos Olímpicos vai definir o que deve ou não mudar para o futuro. Tomara que ao menos o time seja organizado para não passar vergonha em casa. 

O time que vai começar as Olimpíadas é o seguinte:





Nenhum comentário:

Postar um comentário