sexta-feira, 6 de julho de 2012

Jogos Olímpicos - Grupo A - Reino Unido



Os 18 jogadores que irão defender a Grã-Bretanha já foram definidos pelo treinador Stuart Pearce. Dentre eles, alguns que ficaram fora da Euro 2012, decepcionando muitos torcedores. Micah Richards e Daniel Sturridge poderiam ter fortalecido o time que já estava muito desfalcado, mas Roy Hodgson preferiu não chamar os dois jogadores que cresceram para o futebol nas categorias de base do Manchester City. Curiosamente, Pearce chamou apenas jogadores galeses e ingleses, ignorando Irlanda do Norte e Escócia que também formam o Reino Unido. Bons nomes como Charlie Adam e Kyle Lafferty foram deixados de lado. O escocês Adam se destacou com a camisa do modesto Blackpool, apesar do rebaixamento no primeiro ano na Premier League, individualmente o jogador canhoto acabou se destacando, conseguindo uma transferência para o Liverpool.

 O norte-irlandês Lafferty parece uma cópia de Andy Carroll, os dois são canhotos e bem altos. Por mais que tecnicamente não seja um primor, o ex-jogador do Rangers poderia ser muito útil nas bolas aéreas com seus 1,96 m. Com a falência do clube escocês, acabou se transferindo para o FC Sion, da Suíça. Clube que vem tentando se fortalecer no âmbito local, que recentemente ganhou notoriedade por contratar o italiano Gennaro Gattuso. Os dois já passaram do limite de idade imposta pela FIFA para não atrapalhar os clubes europeus. Outros nomes esperados na lista, David Beckham e Gareth Bale acabaram fora. O inglês de 37 anos poderia fazer uma espécie de despedida em um torneio interessante. O galês, se destacou muito na temporada 2010/2011 com a camisa do Tottenham, foi especulado em muitos clubes e acabou ficando. Essa última temporada esteve abaixo do normal, de todo modo, se estivesse na lista o jogador de 22 anos seria titular absoluto pela esquerda, seja de lateral ou winger.

Adam tem 26 anos e poderia entrar na lista como um dos jogadores acima dos 23 anos, mas Pearce chamou Ryan Giggs, Craig Bellamy e Micah Richards para ocupar as três vagas. O miolo de zaga deve ser formado por James Tomkis e Steven Caulker. O primeiro foi um dos destaques do Hest Ham na segundona inglesa, a segurança que demonstrou na defesa ajudou o tradicional time de Londres a retornar para a Premier League. O segundo foi revelado pelo Tottenham, após empréstimos sem muito sucesso para Yeovil Town e Bristol City, o zagueirão retornou aos Spurs, sem espaço acabou emprestado novamente. Mas dessa vez a história foi diferente, com a camisa do galês Swansea City, ele foi um dos pilares de uma defesa que manteve o time na primeira divisão. E agora retornou com moral para o time de White Hart Lane para a temporada 2012/2013. O time no todo foi muito bem montado pelo norte-irlandês Brendan Rodgers, que pelo sucesso acabou se transferindo para o Liverpool. O bom treinador já andou dando declarações que pretende fazer os Reds jogarem um futebol parecido com o da seleção espanhola. Depois de três anos treinando os reservas do Chelsea, Rodgers passou por Watford e Reading, antes de chegar ao Swansea, fazer um ótimo trabalho e conseguir a chance de treinar um dos maiores times do mundo!

As laterais devem ser ocupadas por Richards pela direita e Ryan Bertrand pela esquerda. O jogador do Manchester City é versátil e se preciso pode jogar no miolo de zaga. Ele tem origens nas Ilhas de St.Kitts and Nevis, inclusive é primo de Atiba Harris, atacante grandalhão que defende o Vancouver Whitecaps, do Canadá, clube que disputa a Major League Soccer (MLS) nos Estados Unidos. Bertrand é uma grata revelação do Gillingham FC, da League Two, equivalente à quarta divisão do futebol inglês. Mas foi no Chelsea que o jovem de 22 anos ficou conhecido. Inclusive, foi uma das surpresas de Roberto Di Matteo na final da UEFA Champions League, que o colocou no meio-campo, formando na verdade uma dupla de laterais para impedir os avanços do liso holandês Arjen Robben, o que deu certo! O único zagueiro reserva será Craig Dawson, do modesto West Bromwich, que até surpreendeu ao ficar na décima posição, fugindo da gangorra de anos recentes. O reserva de Bertrand será o galês Neil Taylor, que também fez boa temporada no Swansea City. No gol Pearce provavelmente deve escalar o jovem Jack Butland, de apenas 19 anos, que defendeu todas as seleções de base da Inglaterra. Ele foi o terceiro goleiro na Eurocopa, pois John Ruddy, grata novidade que se destacou na meta do fraco Norwich acabou quebrando um dedo e foi cortado.

O outro goleiro é Jason Steele, que defende o Middlesbrough no Championship (segunda divisão) na Inglaterra. Assim como Butland, Steele tem muita experiência nas seleções de base, tendo disputado o Mundial Sub-20 em 2009 e o Mundial Sub-17 em 2007. No entanto, Butland apesar de ser dois anos mais novo, parece ter mais culhões para assumir a posição. Por mais que defenda o Cheltenham Town, que hoje se encontra na quarta divisão. Imaginando um meio-campo escalado na tradicional linda de quatro, os galeses Ryan Giggs e Aaron Ramsey devem jogar mais centralizados, enquanto os ingleses Danny Rose e Scott Sinclair de wingers (jogadores que atuam mais abertos) pela esquerda e pela direita, respectivamente. Sinclair é descendente de jamaicanos, revelado pelo Bristol Rovers, chamou atenção do Chelsea. Depois de quatro temporadas sendo emprestado para diversos clubes e sem espaço no plantel dos Blues, acabou negociado em definitivo com o Swansea, aonde suas boas atuações com muita velocidade lhe renderam esta convocação. Rose aos poucos vem ganhando mais espaço no Tottenham, nesta temporada deve aparecer mais vezes no onze inicial.

 O ataque deve ser formado por Craig Bellamy e Daniel Sturridge. O velocista Marvin Sordel é o único atacante suplente, caso o veterano Bellamy se canse, deve ser boa opção. Sturridge apareceu bem com a camisa do City, apesar da grana dos sheiks árabes o atacante foi corajoso ao se transferir para o Chelsea. Assim como Sinclair, também possui raízes no país de Bob Marley. Com a saída de Didier Drogba o forte jogador deverá aparecer mais no time titular. O camisa 23 dos Blues chama atenção, pois apesar dos 1,88 m, demonstra boa qualidade técnica com a bola nos pés, caindo pelos lados do gramado sem dificuldades. Caso Ryan Giggs não suporte ser titular, Tom Cleverley assume aquela posição sem maiores problemas, o jovem de 22 anos começou bem a temporada 2011/2012 no Manchester United, mas depois acabou perdendo espaço. Com toda certeza o maior expoente técnico é Giggs, que por mais que tenha 38 anos, joga muito! Os outros suplentes serão Joe Allen e Jack Cork, o Allen é um baixinho galês de 1,68 m que também foi bem com a camisa dos Cisnes. Cork foi um dos destaques do Southampton na campanha que trouxe o tradicional time de volta para a Premier League. 

Será que esse time é capaz de conquistar o título em casa?

Confira a lista:

Goleiros

18-Jason Steele
1-Jack Butland
22-Alex McCarthy*

Defensores

12-James Tomkins
2-Neil Taylor
14-Micah Richards
6-Craid Dawson
5-Steven Caulker
3-Ryan Bertrand
19-Ryan Bennett*

Meio-Campistas

16-Scott Sinclair
4-Danny Rose
15-Aaron Ramsey
13-Jack Cork
7-Tom Cleverley
8-Joe Allen
11-Ryan Giggs
20-Adam Johnson*

Atacantes

10-Craig Bellamy
9-Daniel Sturridge
17-Marvin Sordell
21-Jordan Rhodes*

*Lista  de espera

Nenhum comentário:

Postar um comentário