quarta-feira, 6 de junho de 2012

Euro 2012 - Grécia



O que esperar da seleção grega nessa UEFA Euro 2012?
Repetir 2004 não parece ser simples, como não é, o time mudou muito sua forma de jogar com o treinador português Fernando Santos. Conhecedor profundo do futebol grego, já treinou AEK, PAOK e Panathinaikos, seu trabalho na seleção vem sendo satisfatório. Mudar o costume do time jogar mais focado na defesa e sair em contra-ataques não pode ser de forma drástica. O time que jogava fechadinho atualmente se posiciona praticamente num 4-3-3, que se transforma num 4-2-3-1 ou num 4-3-2-1 com facilidade. Dá para variar bastante as jogadas no intuito de surpreender o adversário. Sotiris Ninis, que é descendente de albaneses não confirmou todas as expectativas depositadas nele. Nesta temporada deu sinais de alguma evolução e portanto deve ser titular. Ao lado do interminável Giorgos Karagounis, que apesar da idade avançada com a bola no pé ainda esbanja categoria e passes precisos. Para proteger a zaga e detonar as canelas adversárias o cão de guarda Kostas Katsouranis é o titular.

No gol, Alexis Tzorvas vinha sendo o titular, mas com a chegada de Emiliano Viviano ao Palermo ele acabou amargando a reserva e perdeu espaço na seleção. Michalis Sifakis, goleiro do Aris, clube que se notabiliza por ter uma das torcidas mais fanáticas do mundo, provavelmente deve ficar com a vaga. Kostas Chalkias alternou a reserva de Antonios Nikopolidis com inúmeros goleiros, já trabalhou com Fernando Santos e se por acaso aparecer como titular não será surpresa. O experiente goleiro de 38 anos e 1,99 m sempre foi de bom nível. Sifakis é um goleiro baixo para os padrões do futebol atual. Na defesa a Grécia está bem servida. Sokratis Papastathopoulos não teve muitas oportunidades com  a camisa do Milan, mas fez bem ao se transferir para o Werder Bremen, onde joga com mais regularidade. É um zagueiro rápido, não é tão alto e sabe jogar de lateral se for necessário. O titular ao seu lado é o australiano Avraam Papadopoulos, nascido em Melbourne, o zagueirão tem cara feia e não costuma dar mole para os atacantes adversários.

Apontado como uma grande promessa desde muito jovem, Kyriakos Papadopoulos vem confirmando no Schalke 04 o que a torcida do Olympiakos já sabia. É um zagueiro rápido, leva perigo quando vai ao ataque e aos 20 anos se for preciso está mais do que pronto para ser titular, seja ao lado de seu chará ou de Papastathopoulos. Outra opção confiável é Stilianos Malezas, que fez uma temporada muito boa no PAOK. O titular na lateral esquerda é José Holebas, filho de pai grego e mãe uruguaia, mas nascido na Alemanha, se destaca mais no apoio ofensivo. Seu reserva é Georgios Tzavelas, que ajudou o Monaco a se recuperar na segundona francesa. Pela direita Vasilis Torosidis é o titular incontestável, versátil, não é incomum vê-lo atuar em funções diferentes. Seu reserva é Ioannis Maniatis, seu reserva também no Olympiakos. Seitaridis que por muito tempo reinou absoluto nessa posição não foi lembrado.

No meio, Grigoris Makos se destacou no AEK e terá a chance de defender sua pátria no europeu. Outro beneficiado pela boa temporada do PAOK foi Giorgos Fotakis, aos 30 anos, o jogador não tem muita rodagem com a  seleção. Uma novidade interessante é Kostas Fortounis, o jovem de 19 anos fez boas partidas com o Kaiserslautern, da Alemanha, mesmo assim o clube acabou rebaixado. E com certeza ele tem mercado vasto e não deve permanecer por lá. Ainda no meio-campo outro jogador que promete muito,   seu nome é Ioannis Fetfatzidis. O baixinho canhoto é o comparado a Lionel Messi, são estilos bem parecidos, de fato, mas a comparação chega a ser maldade, cria expectativas que talvez ele não possa suprir. No vídeo abaixo, você poderá conhecer mais um pouco sobre Fetfatzidis a esperança de um futuro melhor para os Galanolefki.


No ataque o respeitado matador Nikolaos Liberopoulos tem a confiança de Fernando Santos, aos 36 anos, essa deve ser sua última grande competição com a camisa branca e azul. Georgios Samaras despontou bem no Heerenveen, da Holanda, no Celtic da Escócia, mesmo sendo titular se mostra bastante limitado. E gosta de sair da área e tentar dribles que chegam a ser cômicos tamanha a grossura deste atacante. Felizmente a Grécia ainda pode contar com o bom futebol do rápido Dimitris Salpingidis, o baixinho incomoda, é um jogador admirado por sua doação em campo. Theofanis Gekas andou meio sumido da seleção, está jogando na Turquia, é um fazedor de gols nato. Com 32 anos nas costas, está perto de se aposentar da seleção. Para tristeza dos torcedores mais fanáticos! Angelos Charisteas que por muito tempo foi o titular com a camisa 9, perdeu espaço e ficou fora da lista final. Saiba mais aqui!


Nenhum comentário:

Postar um comentário