domingo, 24 de junho de 2012

Espanha 2 x 0 França - UEFA Euro 2012


Em ritmo de treino a Espanha despachou o conturbado time da França, foi um jogo de dar sono, disparado o pior dessa Euro até aqui. Desde o começo a partida se desenhou bem modorrenta, com a Espanha trocando infindáveis passes com paciência até encontrar um espaço. E foi numa jogada individual de Jordi Alba que surgiu a brecha para o ex-meia e atual lateral-esquerdo do Valencia, cruzar para Xabi Alonso completar para as redes em uma bela cabeçada aos 18 minutos. Vicente Del Bosque escalou a Espanha sem um centro-avante referência, optando novamente por Cesc Fàbregas, que se mostrou irritado com reserva nos dois último jogos quando foi preterido por Fernando Torres. Pelo lado francês, Laurent Blanc quis inventar e acabou escalando muito mal sua equipe. O ex-zagueiro adiantou Mathieu Debuchy para o meio-campo e escalou Anthony Réveillère no lado direito da defesa. Sem poder contar com Philippe Mèxes (supenso), Blanc foi obrigado a escalar Laurent Koscielny ao lado do ótimo Adil Rami. No meio Nasri e Menez foram barrados, dando lugar a Florent Malouda e Yann M'Vila, o que parecia um equívoco acabou se confirmando como tal. 

No melhor jogo dos franceses nessa Euro 2012, o meio-campo foi muito bem com Alou Diarra, Samir Nasri, Jérémy Menez, Yohan Cabaye e Franck Ribéry, com Karim Benzema isolado no comando do ataque. Por mais que M'Vila tenha mais qualidade técnica que Diarra, o descendente de malineses é melhor na marcação que o descendente de congoleses. Debuchy na lateral estava indo bem, no meio suas limitações atrapalham o conjunto. Malouda não joga bem há uns quatro anos, bem longe daquele jogador que se destacou com a camisa do Lyon antes de se transferir para o futebol inglês, onde defende o Chelsea. Todas essas mudanças feitas por Blanc são reflexos da nova crise que se instaurou no elenco. Principalmente após a derrota para os suecos no último jogo da fase de grupos. Assim mais um time com potencial acaba sucumbindo mais por problemas internos do que necessariamente pelo futebol. Sem Zinedine Zidane e Michel Platini as dificuldades francesas são gigantescas. Se falta talento, rusgas entre jogadores e treinador não ajudam em nada.

Vencendo por um 1 a 0, a Espanha continuou na dela, controlando os franceses como queria, sem sustos. O único chute que fez Casillas trabalhar saiu de uma cobrança de falta efetuada por Cabaye. Um outro lance que levou perigo foi uma cabeçada de Debuchy que passou perto do gol do arqueiro espanhol. A Fúria estava levando o jogo em banho-maria e os franceses não conseguiam levar perigo. Assim o jogo seguiu numa lentidão sonífera, até que aos 45 do segundo tempo Pedro driblou Rami e foi derrubado por Réveillère dentro da área. Pênalti convertido por Xabi Alonso, no dia em que completou 100 jogos com a camisa Roja. Será que no clássico ibérico contra Portugal os espanhóis vão jogar o futebol que o mundo inteiro espera? Veja os gols no link ou no vídeo abaixo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário