terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Libertadores 2012 - Jogo 5





Ranking da Conmebol: 2º (23/01/2012)
Participações Anteriores: - 8 - (1976, 1977, 1980, 1989, 1993, 2006, 2007 e 2010)
Melhor Colocação: Campeão (2006 e 2010)
Vaga: Quinto colocado no Campeonato Brasileiro 2011

O Colorado de Porto Alegre, manteve seus principais jogadores e ainda contratou o rápido Dagoberto, ex São Paulo. D'Alessandro vem sendo assediado pelo futebol Chinês, em franca ascensão, mas como foi inscrito na competição sul-americana pode formar um bom ataque com Leandro Damião e Dagoberto. Mas caso perca o argentino, seu conterrâneo Jesús Dátolo é especulado no clube gaúcho. Caso 'D'Ale' não fique, muitos pensam que Dátolo pode substituir à altura. Mas se trata de um jogador com características diferentes, ele tem mais facilidade de atuar pelos flancos, já o baixinho el cabeçón vai bem como um meia cadenciado, mais clássico. O que não significa que o jogador, atualmente no Espanyol não possa ser útil. Existem várias probabilidades, a primeira é a hipotética chegada, se confirmada, muitos esquemas podem aproveitar bem seu enorme talento.


A principal deficiência do atual elenco do Inter é a defesa, Índio e Bolívar nunca foram zagueiros incontestáveis, ambos já estão com idade avançada. Rodrigo Moledo fez um Campeonato Brasileiro razoável, mas o destaque era Juan. O jovem zagueiro campeão do Sul-Americano Sub-20 com o Brasil se transferiu para a Internazionale. Por lá está nos juniores, precisa evoluir bastante mentalmente, já que é muito esquentado e ao perder a cabeça acaba sendo violento. No meio-campo além de D'Alessandro, o clube mantém Pablo Guiñazú e Mario Bolatti. Andrezinho rumou para o Botafogo, apesar de ser considerado um 12º jogador, não deve fazer falta. Mas no Botafogo deve ser titular, suas cobranças de falta levam perigo. Oscar que não passou de decepção no São Paulo, parece ter encontrado seu bom futebol no Sul, muito importante para o time.Tinga, apesar dos 34 anos, tem muita vitalidade e pode ser importante. João Paulo é uma boa revelação do Colorado, podendo aparecer mais este ano. Jogador insinuante, rápido e de drible fácil! No gol Muriel se firmou e Renan perdeu espaço, nunca se confirmando o grande goleiro que se esperava.


Um bom atacante chegou ao clube e não fez muito barulho, trata-se de Marcos Aurélio, que veio do Coritiba, onde fez boas temporadas. Além dele o time Gaúcho ainda tem Jô e Gilberto, nenhum deles empolga a torcida. E o jovem Guilherme Dellatorre foi muito bem nas oportunidades que teve com Dorival Júnior em 2011. Revelado pelo Desportivo Brasil, o atleta já está na base do Inter há algum tempo e bem ambientado pôde mostrar qualidades nas chances citadas. Com tempo na preparação Dorival Júnior pode montar um time de toque envolvente, como já provou treinando outros times. Qualidades no elenco para tal, não faltam.



Site do Clube


Ranking Conmebol: 28º
Participações Anteriores: 6 (1999, 2002, 2004, 2005, 2010, 2011)
Melhor Colocação: Campeão (2004)
Como se classificou: Melhor pontuação na temporada 2011

Após a boa campanha na competição em 2011, quando chegou até as quartas-de-final e foi eliminado pelo Santos, posterior campeão, o Once Caldas perdeu seus principais atacantes. Dayro Moreno foi para o futebol mexicano defender as cores do Tijuana. Rentería acabou retornando ao Brasil, mas dessa vez para o Santos. O 'Saci' como era chamado pela torcida do Internacional, não deslanchou como o esperado mas ainda é um jogador respeitável. No Santos por enquanto, não é nem sombra daquele que jogou bem em 2011. Perdeu também o bom meia Carlos Carbonero, para o Estudiantes da Argentina, mas já se transferiu para o Arsenal de Sarandí, clube que também disputa a primeira fase da Libertadores. 

Com as saídas dos atletas citados, os atacantes Jefferson Cuero e John Pajoy, reservas em 2011, assumiram o protagonismo e não decepcionaram. São hoje as principais opções ofensivas, a diretoria também se mexeu e trouxe mais alguns atacantes. O experiente José "Pepe" Moreno e o jovem Airon Del Valle chegam do Atlético Huila. Além do centro-avante paraguaio Guillermo Beltran, que veio do Nacional de Assunção. Para o meio-campo Los Blancos mantiveram alguns jogadores importantes como Harrison Henao, Alexander Mejía e o veteraníssimo Arnulfo Valentierra, com seus 37 anos nas costas.  O paraguaio  Jorge Núñez é dado como certo no clube, que precisa mesmo reforçar a meia cancha se quiser fazer um bom papel, tanto internacionalmente como nacionalmente. Pois além do veloz Carbonero,  o clube de Manizales perdeu também o uruguaio Matías Mirabajes, principal arma nas bolas paradas. Além de Núñez, por enquanto só Víctor Córdoba foi confirmado.

A boa defesa, em sua maioria foi mantida, o capitão Alexis Enríquez exerce bem sua liderança e tem moral no elenco, é bem "assessorado" por Elkin Calle e Diego Amaya. O bom lateral-esquerdo Luis Núñez foi para o Paraguai defender o Cerro Porteño, para seu lugar chega Ferney Casierra, que estava no argentino Belgrano. O bom lateral-direito Felix Micolta não está mais no clube, mas para seu lugar os charás Wiliamson e Yedinson Palacios brigam pela vaga. No gol ele ainda está lá, sim caros amigos, estou falando de Juan Carlos Henao. Goleiro hilário e folclórico que se destacou no título de 2004, mas que foi muito mal na passagem pelo Santos. Aos 40 anos ainda veste a camisa um, mas o titular é o seguro Luis Martínez. Na edição passada da Libertadores poucos esperavam que o Once Caldas passasse do Cruzeiro, fruto do salto alto de nossa imprensa em geral, que sem ao menos conhecer o time ou os jogadores já o consideram fraco por ser da Colômbia. Desde quando nacionalidade tem a ver com talento e qualidade? Ou o George Weah era jogador brasileiro? Não podemos nos esquecer que a altitude de pouco mais de 2.000 metros de Manizales pode prejudicar um pouco o time brasileiro. Com seriedade, comprometimento e respeito, o clube brasileiro deve passar. Assim integrará o Grupo 1, com Santos, Juan Aurich - PER e The Strongest - BOL.


Palpite: Internacional






Nenhum comentário:

Postar um comentário